Galeria de Arte Álvaro Santos encerra Exposição Jenner Augusto no sábado

No sábado de encerramento da visitação, funcionará excepcionalmente das 9h às 12h, integrando a programação da Alvorada Artística. 

Instalada no prédio do antigo Aquário Público, na Praça Olímpio Campos, no Centro, a GAAS funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. (Foto: Ascom Secult)

A Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Secult), da Prefeitura de Aracaju, encerra no dia 29 de novembro, a exposição em homenagem ao centenário de Jenner Augusto. A mostra conta com uma cuidadosa curadoria e reúne obras raras de colecionadores, em uma última oportunidade para o público conferir a seleção de peças que percorrem diferentes fases do artista.

Instalada no prédio do antigo Aquário Público, na Praça Olímpio Campos, no Centro, a GAAS funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No sábado de encerramento da visitação, funcionará excepcionalmente das 9h às 12h, integrando a programação da Alvorada Artística.

Segundo a coordenadora do espaço, Jaci RosaCruz, a exposição representa um encontro de propósitos que celebra a trajetória de artistas memoráveis. “Na galeria estamos homenageando um artista por ano, artistas que fizeram história. Mario Britto, um dos guardiões da obra de Jenner, tinha o projeto dos 100 anos de Jenner, então deu um match perfeito”, relata a coordenadora, explicando como a parceria resultou na exposição.

A coordenadora enfatiza que a galeria vem cumprindo a missão de “incentivar, guardar memórias e fazer memórias”, citando como exemplo o Salão dos Novos, responsável por revelar talentos como Elias Santos e Fábio Sampaio, iniciativa que reforça o compromisso do espaço com a valorização da produção artística local e a formação de novas plateias.

A Galeria de Arte Álvaro Santos, administrada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Secretaria Municipal da Cultura (Secult), completa 60 anos em 2026, um espaço que mantém programação diversificada durante todo o ano, com exposições que fortalecem a cena cultural da cidade.

Sobre Jenner Augusto

Nascido em 1924, Jenner Augusto consolidou sua trajetória como pintor, ilustrador e cartazista, com uma produção que atravessou décadas. Nos anos 1960, dedicou-se a capturar cenas urbanas e paisagens de Salvador, com destaque para suas telas sobre o bairro dos Alagados. Sua carreira ganhou projeção internacional com exposições nos Estados Unidos e um período de estudos na Europa, cujos registros foram posteriormente publicados em álbum. Um marco em sua trajetória foi a ilustração do romance “Tenda dos Milagres”, de Jorge Amado, trabalho que sintetiza sua capacidade de dialogar com a literatura e a cultura baiana, solidificando seu legado como um dos grandes nomes da arte moderna no Nordeste.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais