Grupo criado por Ariano Suassuna circula pelo Nordeste

A formação

Grupo foi criado pelo escritor Ariano Suassuna (Foto: Arquivo Portal Infonet)

cultural do povo do povo brasileiro é explorada no espetáculo de dança ‘Castanho sua cor’, do grupo pernambucano Grial. Após estrelar um episódio do programa Dança Contemporânea, do SescTV, o grupo criado pelo escritor Ariano Suassuna há 14 anos realiza  turnê gratuita pelo Nordeste, que estreou em Salvador e chega em Aracaju na próxima segunda, 19, e terça-feira, 20, com apoio do Sesc Sergipe. A turnê passará ainda por Maceió, João Pessoa e Natal. Além do espetáculo, a dupla promove debate com um convidado local em cada destino, dentro da programação do projeto ‘Castanho sua cor’ – ‘Circulação de ideias’.

No palco, Maria Paula Costa Rêgo, bailarina de formação erudita, e Seu Martelo, um dos mais antigos brincantes de Pernambuco, misturam referências e técnicas para explorar elementos da tradição popular e da contemporaneidade. ‘Castanho sua cor’ é uma maneira poética e abstrata de adentrar o subterrâneo da cultura brasileira. Os movimentos refletem fragmentos de tempos remotos que possibilitam reencontros com mitos atuais, mergulhando no passado para compreender o presente. Seu Martelo, caboclo de maracatu rural e Mateus, do cavalo marinho, resgata um tempo a que não se tem mais acesso. Ele e Maria Paula constroem, através da dança, diálogos possíveis entre os dois universos.

A contação começa no grande sertão, passa por um terreiro de cavalo marinho, aborda a história do Brasil e conta o caso de amor entre a Rainha de Sabá e o Rei Salomão. Tudo isso para mostrar o nascimento dos povos castanhos, sem cronologia meio ou fim. Os bailarinos propõem um jogo de símbolos e significados poéticos para que a tradição popular, fruto de pesquisa desde o surgimento do Grial, seja encarada como elemento de contemporaneidade. O cenário de Dantas Suassuna e o figurino de Gustavo Silvestre remetem aos terrenos habitados por bodes e cabras nos sertões. Os couros de animais em vários tons conduzem a uma leitura paralela do tema principal da peça, que é a formação do povo brasileiro.

‘Castanho sua cor’ encerra a trilogia ‘A parte que nos cabe’, que aborda a identidade cultural brasileira a partir do corpo dançante do brincante da tradição popular. A trilogia surgiu em 2005, a partir da crença de que a dança contemporânea brasileira se constrói com a pluralidade de seu povo e que cada local possui os instrumentos para a construção da própria linguagem. Os dois primeiros espetáculos foram ‘Brincadeira de mulato’ (2005) e ‘Ilha Brasil- Vertigem’ (2006).

O processo de montagem do espetáculo durou dois anos, e começou com os questionamentos da bailarina Maria Paula sobre as transformações do seu corpo e sua dança após 12 anos de convivência direta e diária com brincantes da tradição popular. Diferentes fases da pesquisa já foram mostradas em São Paulo, Salvador, Curitiba, Joinville, Aracaju, Recife e Petrolina.

Circulação de ideias

A necessidade de discutir a participação das tradições populares nas construções de linguagens contemporâneas de dança com profissionais de outros lugares do Nordeste fez surgir o projeto ‘Castanho sua cor’- ‘Circulação de ideias’, com patrocínio dos Correios. O objetivo é quebrar os preconceitos que giram em torno da cultura popular, debatendo conceitos mais abertos e democráticos a respeito da contemporaneidade brasileira. Em cada cidade, é convidado um professor, artista, crítico ou pensador da dança, para formar a mesa ao lado de Maria Paula e Seu Martelo.

Em Sergipe, a escolhida foi Lú Spinelli, precursora da dança moderna, contemporânea e afro em Aracaju. Lú atuou como uma das responsáveis técnicas pelo Festival de Arte de São Cristóvão durante 18 anos. Fundadora da Escola e do Grupo Studium Danças em 1971, tornou possível a participação de artistas homens e negros serem reconhecidos na cena de dança dentro e fora do estado. O debate acontece em Laranjeiras, na terça-feira, 20, às 9h.

Grupo Grial

Criado em 1997 por Ariano Suassuna e Maria Paula Costa Rêgo, o Grupo Grial realiza um trabalho de pesquisa e de criação em torno de uma linguagem gestual e coreográfica inspirada nas tradições populares. Foram dez criações e dois exercícios coreográficos ao longo de 14 anos, todos com vasta trajetória pelas cidades e festivais brasileiros.

Ficha técnica

Concepção: Maria Paula Costa Rêgo
Direção: Maria Paula Costa Rêgo e Eric Valença
Interpretação: Seu Martelo e Maria Paula Costa Rêgo
Direção de Arte: Dantas Suassuna
Assistente na Direção de Arte: Maria Helena Costa Rêgo
Trilha sonora: Hélder Vasconcelos
Desenho de Luz: Luciana Raposo e Sávio Uchoa
Figurino: Gustavo Silvestre
Direção de Palco: Almir Negreiros
Produção: Carla Carvalho

Serviço

'Castanho sua cor'
Onde: Sala Sergipana de Espetáculos da Casa Rua da Cultura (Praça Camerino, 210, Centro)
Quando: segunda (19) e terça-feira (20), às 19h
Entrada gratuita
Mesa de diálogo Os elementos da cultura popular nas construções da dança no Brasil
Onde: Departamento de Dança do Campus Laranjeiras
Quando: terça-feira (20), às 9h
Entrada gratuita

Turnê pelo Nordeste

Salvador: 3 e 4 de setembro
Aracaju: 19 e 20 de setembro
Maceió: 26 e 27 de setembro
João Pessoa: 3 e 4 de outubro
Natal: 8 e 9 de outubro

Fonte: Grupo Grial

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais