![]() |
Livro será lançado no dia 11 de setembro |
O destaque do “Li e Recomendo” desta semana é o livro “A Lenda dos Girassol – Coaraci e o Girassol encantados" de autoria do escritor sergipano Gustavo Aragão. O lançamento acontece no dia 11 de setembro, a partir das 17h30, no Museu da Gente Sergipana.
A obra, que é direcionada ao público infantil, apresenta elementos da cultura indígena, trazendo à tona aspectos relativos à Língua Portuguesa e ao Tupi. A ideia de escrever o livro surgiu, segundo o autor, após o contato com as aulas de tupi guarani durante o mestrado na Escola de Artes e Comunicação da Universidade São Paulo (ECA- USP). “Tive acesso ao tupi guarani, comecei a pesquisar sobre lendas e me encantei. Sempre fui apaixonado por lendas e pela cultura popular”, conta.
No livro, o universo lendário é apresentado com a releitura de quatro lendas de origem tupinambá: as lendas da noite, do dia, da mandioca e do girassol (que dá nome à narrativa desfiada). “Resolvi fazer um reconto das lendas colocando no panorama uma trajetória de reconto lembrando Sergipe e suas riquezas culturais. Ressalto as figuras lendárias do Estado a exemplo do Cacique Serigy e Pacatuba”, explica Gustavo.
![]() |
“A Lenda dos Girassol – Coaraci e o Girassol encantados" de autoria do escritor sergipano Gustavo Aragão |
Valorizando os elementos da cultura indígena em nossa formação, o autor preparou um acervo um acervo linguístico e cultural. “Ao final, trago um acervo linguístico com expressões e termos tupis guaranis. Além de um acerco cultural mostrando o quanto os indígenas contribuiram linguisticamente e culturamente para a formação do nosso povo”, revela.
Carreira
Gustavo Aragão é um talento jovem de Sergipe que ingressou no mundo literário e recebeu os holofotes dos críticos ainda aos 16 anos com o livro Os Encantos de uma Floresta em 2000. Aos 19 anos, tomou posse da cadeira nº 4, do Movimento de Apoio Cultural da Academia Sergipana de Letras tornando-se, na época, o mais jovem escritor a ingressar numa academia de Belas Letras no país. Graduado em Letras Português Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe e Pós-graduado em Língua Portuguesa, pela Faculdade Pio Décimo, buscou novos rumos e partiu para São Paulo, onde trabalhou como revisor e editor de livros didáticos e não didáticos (literários) em editoras nacionais, como CPB, IBEP, Editora do Brasil, Ática, Escala Educacional, DCL.
Hoje aos trinta anos tem, na bagagem, 6 livros publicados: Os Encantos de uma Floresta; O Mundo Mágico; Além do arco-íris; Minha amiga Lua; A efemeridade das rosas do Tempo (Poesia); Cristalino; mas também é autor de Azul, doce Azul!, espetáculo que ganhou os palcos de São Paulo, com montagem e produção da Companhia dos Satyros (2011).
Esse jovem escritor coleciona desde 2005 honrosas premiações no cenário nacional e Internacional.
Atualmente, Gustavo é revisor e editor de livros didáticos e não didáticos (literários), é coordenador de Língua Portuguesa do Colégio CCPA e professor de Produção Textual, do Ensino Médio. Ministra cursos, palestras e oficinas para estudantes e professores em Universidades e escolas em geral.
Obra: A Lenda dos Girassol – Coaraci e o Girassol encantados
Autor: Gustavo Aragão
Lançamento: Dia 11, às 17h30, Museu da Gente Sergipana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B