![]() |
(Foto: Divulgação) |
Os sons das bandas de rock brasileiro da década de 80 marcaram toda uma geração com suas músicas influenciadas pelos acordes da guitarra e pelas letras que tratavam muitas vezes de temáticas sociais. Ainda hoje, a turma do BRock- como nacionalmente ficou conhecida – mantêm a efervescência de suas canções e uma legião de admiradores. Em Aracaju, dia 26, vai acontecer a Heatmus, festa que chega a 11º edição, comprovando que os bons tempos estão voltando.
A edição deste ano da Heatmus terá a participação de Capital Inicial, uma das primeiras bandas do cenário da era de ouro do rock no Brasil. A festa, que já tem uma tradição de resgatar o melhor da música brasileira dos anos 80, está sendo aguardada por vários aracajuanos que são admiradores de Capital Inicial.
E por mais que a música seja de outra época, a Capital Inicial tem muitos fãs que são jovens, a exemplo da estudante Mayara Andrade, de 18 anos. Ela diz que conheceu o grupo aos nove anos e que até hoje a banda faz parte de sua vida. “Até hoje sou louca pela capital inicial e algumas músicas marcaram minha vida. Por isso que tenho o nome da banda tatuado no braço”, disse.
Já o jornalista e músico, Osmar Rios, admira uma boa música e afirma que o grupo faz parte da lista de bandas que o influencia musicalmente. “Como sempre gostei de música e estudei por conta própria ou com amigos que já eram do ramo, ouço cada instrumento e os arranjos da banda e tento fazer uma análise da melodia por completo e ainda observo também as letras. Nesses dois pontos a banda é muito boa”, frisou o músico.
Para o músico brasiliense, Gutierre de La Peña, a turma do BRock explodiu no planalto central e mesmo morando hoje em Aracaju, ele não deixou de gostar e acompanhar o rock. “Sou de Brasília e sempre respirei muito a cena do rock da Capital Inicial, Legião Urbana, entre outros. Este ano, concorri a um festival com o cover da Capital Inicial. Dizem até que pareço com o Dinho Ouro Preto, vocalista da banda”, destacou.
Falando em Legião Urbana, a programação da Heatmus também contará com o cover paulista do grupo. Além disso, a banda Denorex 80 subirá ao palco para tocar um grande mix de revival oitentista. O show será realizado no Miami Hall, a partir das 21h.
Novidade
O público que for à festa Heatmus 2013 terá mais uma grande oportunidade de viajar no tempo. É que o Portal Infonet em parceria com a organização da festa disponibilizará a Galeria Heatmus Infonet. Um espaço inovador dotado de um telão montado especialmente para a exibição de fotomontagens com imagens antigas e atuais das pessoas. Para ver sua foto no telão é fácil. Basta enviar duas fotos (uma foto da época de criança e uma atual) para o e-mail galeriaheatmus@gmail.com. O prazo para envio é até o dia 21 de outubro. Vale lembrar que a organização do evento ficará responsável pela montagem.
Por Geilson Gomes e Kátia Susanna