![]() |
(Foto: Assessoria de Imprensa) |
Partindo de uma pesquisa para entender como o Campus de Laranjeiras tem sido formado ao longo dos seus primeiros 5 anos, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o patrocínio da Petrobras através da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), lançou o livro "A Cidade, o Trapiche e a Universidade". O evento aconteceu no Espaço João Sapateiro (Bureaux de Informações Turísticas), em Laranjeiras, e contou com a participação de autoridades, estudantes e a comunidade em geral.
A cidade de Laranjeiras, fundada em 1832, traz, desde o tempo de província, uma vocação para as áreas das artes, da cultura e da arqueologia. Sua arquitetura preserva a história do período da cana-de açúcar. Entre as edificações, destacam-se os trapiches, que eram usados como armazéns para depósitos de açúcar. Através do Programa Monumenta, de recuperação sustentável do patrimônio histórico, a UFS optou pelo trapiche Santo Antônio, que se encontrava em ruínas. Após a reconstrução, o local passou a abrigar o Campus de Laranjeiras, com os cursos de Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Dança, Museologia e Teatro.
A publicação trilíngue, com organização dos professores Adriana Dantas Nogueira e Eder Donizeti da Silva, registra as especificidades da cidade Laranjeiras, sua história e cultura, folclore, costumes e tradições, além de trazer o processo de transformação da antiga ruína (trapiche que servia como armazéns de açúcar, as margens do rio Cotinguiba) em uma edificação que pudesse abrigar o novo uso. Foi também realizada uma pesquisa, a partir de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) adaptado, sobre a relação da Universidade com a comunidade local, bem como os serviços e a infraestrutura, os transportes, o comércio, entre outros.
"Trata-se de um livro que disserta sobre Laranjeiras, enquanto locus da cultura e do conhecimento, permeando a história do Quarteirão do Trapiche, divulgando as ações da Universidade, e apresentando entidades importantes para o progresso regional, entre as quais se destaca a empresa Fafen-SE", afirma Adriana Dantas.
Para o gerente de Gerente de Inspeção de Equipamentos da Fafen, Enéas Francelino Vasconcelos, que estava representando o gerente geral Tadeu Castilho no evento, a relação entre o setor empresarial e o meio acadêmico tem gerado bons frutos, formando mão-de-obra qualificada e buscando novos produtos e tecnologia de ponta voltada para área de fertilizantes. “O objetivo é impulsionar cada vez mais o desenvolvimento do Vale do Cotinguiba, com responsabilidade socioambiental, e o livro é um registro de parte da história deste município e seus habitantes, que acolhem a Fafen-SE com carinho.” Paralelamente ao lançamento do livro, aconteceu a exposição com todas as obras que ilustram a publicação.
Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B