III Bahia Film Festival chega a Aracaju

 

O festival contará com duas exibições. A primeira acontece na próxima quinta-feira (05), no Sesc Centro com participação do idealizador do festival e diretor do filme, Lu Cachoeira. Já na sexta (6), o filme será exibido no Centro São Lázaro, localizado no povoado Areia Branca (caminho do Mosqueiro).

“Buscamos sempre parcerias para que consigamos diversificar nossas exibições. Partilhamos desta vez, do mesmo objetivo do BAHIA AFRO FILM FESTIVAL que tem como objetivo principal divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e de vídeos, nacionais, que possuam como temática central o cidadão afrodescendente, com ênfase na diáspora africana, no sincretismo cultural, no humanismo e na preservação de raízes e valores”.

O Festival pensa o cinema afrodescendente, que atua à frente ou atrás das câmeras, através da produção industrial ou da produção independente de trabalhos audiovisuais. Além de divulgar e agregar a experiência e a produção acadêmica e intelectual comprometidas com o tema. Também daremos ênfase à mulher na produção audiovisual.

Filmes a serem exibidos

MÃE FILHINHA 105 ANOS OFERENDA À IEMANJÁ: Documentário, 5'

Direção e Roteiro: Lu Cachoeira
Direção de Fotografia: Roque Araújo e Marcelo Coutinho
Desenho de Som: Lu Cachoeira e Antônio Moraes
Trilha Sonora: Mateus Aleluia e Tincoãs
Edição em Software Livre: Elielson Barbosa – Co-produção: Rede Terreiro
Cultural, DIMAS e PONTOBRASIL.

Sinopse: O documentário registra a convicção de fé e liberdade da Griô Ialorixá Mãe Filhinha do Terreiro de Candomblé Italiê Ogum. Irmã da Confraria Irmandade da Boa Morte que, aos 105 anos de idade, esbanja vitalidade cumprindo seus rituais, saudando os orixás. E que conduz suas oferendas à Iemanjá, em belo cortejo ao Porto de Dentro, nas margens do Rio Paraguaçu,no município de Cachoeira – Bahia.

RIO DE MULHERES : Direção: Cristina Maure, Joana Oliveira

Documentário, : 21'
Premiações: Melhor Direção, Fotografia, e Filme Curta Metragem do IIIº Bahia
Afro Film Festival.

Sinopse: "Rio de Mulheres” é um documentário sobre a rotina de mulheres que vivem em comunidades rurais remanescentes de quilombos, localizadas em uma região árida de Minas Gerais. Seus maridos, filhos e netos, maiores de 16 anos, passam a maior parte do ano trabalhando na coleta de cana no estado de São Paulo. Duração: 21’, melhor filme do IIIº Bahia Afro Film Abelhas e Mulheres Abrindo Caminho Direção: Lu Cachoeira, Documentário,: 05'

Filme produzido com a participação das jovens mulheres apicultoras do Kaonge, Dendê, Kalembá, Engenho da Ponte e Engenho da Praia, com destaque para a Yalorixá Juvani Jovelino.
Roteiro: Construído por Lu Cachoeira compartilhado com Antônio Moraes, e Rede PONTOBRASIL.
Edição em Software Livre: Elielson Barbosa e Lu Cachoeira –

Sinopse: Mulheres quilombolas apiculturas da Bacia do Iguape/Cachoeira Bahia, mostram seu envolvimento com a integração da educação,cultura/religiosidade e geração de trabalho e renda, alicerce para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, conjugando fé, trabalho e luta, adoçando esses caminhos com o mel.

Confira a programação completa:

Dia 05/05 – 19h – SESC Centro – Exibição do Filme Mãe Filhinh 105 anos Oferenda à Iemanjá, Dir. Lu Cachoeira – BA (III BAFF itinerante) – debate com o diretor sobre o filme e perspectivas da produção independente

Dia 06/05 – 19h – Cineclube Centro São Lázaro – Trav. 29, nº 110, Povoado Areia Branca (reprise do filme)

Dias 17 e 18/05 – Casa Curta-Se – Rua Teixeira de Freitas, 175. Salgado Filho – Programa 9ª Semana Nacional de Museus

Memória Curta-Se os Sergipanos – 10 anos

Dia 31/05 – Centro São Lázaro – BOI ARUÁ. Dir. Chico Liberato (Bahia 100 anos de Cinema)

Parceria: Centro São Lázaro, SESC, III BAFF (Bahia Film Festival Itinerante) e Casa Curta-SE.

Fonte: Ascom Centro São Lázaro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais