Comemorando 30 anos em 2007, o Grupo Imbuaça, criado em 28 de agosto de 1977, carrega esperançosos votos de um ano promissor, que poderá dar continuidade a um momento de conquistas, sucesso e investimento. A programação do aniversário começa pelo Projeto Verão 2007, com o ‘Teatro Chamado Cordel’, e uma seqüência de apresentações pelo interior pernambucano e alagoano, e ainda visitas ao interior sergipano e à Bahia, apresentando o espetáculo que está na estrada desde 2004, ‘Os Desvalidos’.
De todo o período de existência do Imbuaça, os últimos dez anos foram os mais expressivos. Muitas coisas mudaram, prioridades surgiram e novas idéias fizeram o Imbuaça crescer socialmente. Dez anos de conquistas ideológicas e materiais. O desenvolvimento baseado num tripé deu sustentação ao crescimento e amadurecimento de uma visão além da cena teatral.
A concretização de projetos sociais, a conquista de infra-estrutura e as possibilidades material e intelectual de melhorar a qualidade dos espetáculos foram os diferenciais. “Amadurecimento, estudo, pesquisas, a paciência no dia-a-dia, na administração do espaço. A hora certa, o momento certo, sempre atento a editais foi o que nos permitiu realizar algumas conquistas”, explica a diretora-presidente do grupo, Isabel Santos Neves. Isabel Santos: 30 anos de Imbuaça
Projetos Sociais
A propagação da cidadania idealizada pelo grupo foi possível quando em 2001 o projeto social Mané Preto foi concretizado. Um projeto que oferece aulas de dança, teatro e música oportunizando para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade uma aprendizagem de vida.
Além do Mané Preto, o Grupo Imbuaça desde então desenvolve junto à comunidade outros projetos sociais que também atendem a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, a exemplo do Projeto Zabumbadores, que anualmente comemora o Dia do Folclore, realizando um cortejo folclórico com diversos grupos do Estado de Sergipe, e promovendo oficinas arte-educativa.
Com o patrocínio do Ministério da Cultura (Minc) o ‘Nosso Palco é a Rua’ completa o quadro de projetos sociais do grupo. Um projeto que oferece a 40 alunos aulas como teatro, história e cultura sergipana. Uma oportunidade para descobrir talentos e formar cidadãos. Em conseqüência do Nosso Palco é a Rua alunos destaque estão sendo lançados no mercado teatral de Sergipe participando do elenco oficial na apresentação de espetáculos. A estréia de três deles está marcada para o Projeto Verão.
Infra-estrutura
A estruturação material do grupo se encontra na sede do Imbuaça, no bairro Santo Antônio. Instalações adequadas, como a construção do banheiro, aquisição de equipamentos para desenvolvimento das aulas e até para a própria administração do prédio. A compra de televisores e computadores dando maiores condições de desenvolver os projetos depois de seis anos de criação foi possível quando houve apoio de projetos e instituições, a exemplo do Criança Esperança, Petrobras e do Minc.
Programação Comemorativa Projeto Mané Preto
Com o espetáculo ‘Teatro Chamado Cordel’ o grupo Imbuaça se apresentará na programação cultural do Projeto Verão 2007, no dia 3 de fevereiro. Nesta oportunidade três dos 40 alunos que concluíram o curso técnico promovido pelo Espaço Imbuaça com apoio do Ministério da Cultura irão estrear como atores participando do elenco oficial. Estes alunos também se apresentaram, agradando a todo o público, no peça ‘ Natal na Floresta dos Ursinhos’ em cartaz durante os meses de novembro e dezembro no Shopping Riomar.
Mas as comemorações irão começar de fato com o lançamento da programação comemorativa para o primeiro semestre, no dia 27 de março no Teatro Tobias Barreto, onde o grupo encerrará a Semana Sergipana de Teatro. Além do lançamento da programação será lançado também o slogan comemorativo dos 30 anos do Grupo Imbuaça.
Com apoio da Petrobras e da Fundação Nacional de Arte (Funarte) o Imbuaça seguirá caravana com o espetáculo ‘Os Desvalidos’. Uma série de apresentações pelo interior pernambucano e alagoano, com visita a Sergipe e a Bahia retornando em maio para a capital sergipana se preparando para os festejos juninos. Em agosto será lançada a programação do segundo semestre no dia do aniversário da fundação do grupo. Caravana de Os Desvalidos passará por Bahia, Alagoas e interior de Sergipe
O repertório para este ano contará com três espetáculos: Os Desvalidos e Teatro Chamado Cordel e ainda irá retomar o espetáculo de grande sucesso, ‘ A face dos opostos’, em cartaz desde 2001.
Confira o roteiro:
27/03 – Lançamento da Programação 2007.1
Os Desvalidos
13 e 14/04 – Maceió (AL)
15/04 – Penedo (AL)
16/04 – Arapiraca (AL)
17/04 – Piranhas (AL)
18/04 – Canindé do São Francisco (SE)
19/04 – Garanhuns (PE)
20 e 21/ 04 – Caruaru (PE)
30/04 e 01/05 – Salvador (BA)
02 e 03/05 – Alagoinhas (BA)
04 e 05/05 – Feira de Santana (BA)
Comentários