Encerra-se amanhã, 19 de março, o prazo de inscrição para os diretores e produtores de cinema que quiserem participar das mostras competitivas e informativas da 5ª edição do Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe (Curta-SE). Os trabalhos devem ter até 15 minutos nos formatos de 16mm, 35mm, Betacam, VHS e outros.
Os interessados podem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site da Centro de Estudos Casa Curta-SE, juntamente com o regulamento completo das mostras. As fitas devem ser enviadas até o dia 14 de março (vale data de postagem) o endereço: Casa Curta-SE, rua Teixeira de Freitas, 175, Salgado Filho, Aracaju/SE – CEP: 49020-530.
Nas quatro edições já realizadas do Festival, que conta com o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e o patrocínio da Petrobras, cerca de 15 mil pessoas já assistiram aos quase 300 curtas-metragem exibidos em salas de cinema, institutos parceiros e espaços públicos, como a orla do bairro Industrial em Aracaju, além do canal de televisão a cabo TV Cidade. Contudo, mesmo com esses resultados, Rosângela Rocha, diretora executiva da Casa Curta-SE, diz que a organização está encontrando dificuldades para captar recursos para a realização do evento.
Este ano, o Curta-SE 5 traz inovação. Ele não acontecerá somente na capital, mas também em São Cristóvão, de 27 de abril a 1º de maio. Esta é uma iniciativa que caracteriza a expansão do evento, que já vem sendo levado a cidades do interior sergipano como Laranjeiras, Estância e Japaratuba durante as exibições do Curta-SE Itinerante.
No ano passado, aproximadamente 240 trabalhos de todo o país, bem como sete de Portugal foram inscritos para no Festival. Este ano, mais de 60 filmes serão selecionados por um júri escolhido pela diretoria da Casa Curta-SE. Os premiados receberão troféus e terão seus filmes exibidos em três cidades do interior sergipano na próxima edição do Curta-SE Itinerante. De acordo com a quantidade de parceiros do projeto, poderá haver ainda premiações em dinheiro.
Até o dia 5 de março, segundo a comissão organizadora, 86 curtas metragens já haviam sido inscritos. Ao todo serão 45 curtas selecionados nos formatos de 16mm, 35mm, Betacam, VHS e outros. Os mesmo serão exibidos em Aracaju e São Cristóvão. Vele ressaltar que o tempo de duração máxima de cada filme deve ser de até 15 minutos, padrão estabelecido pelo Ministério da Cultura (Minc).