Inscrições para o Curta-SE crescem em 40%

A lista de selecionados deve ser divulgada em julho

A 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) bateu recorde de inscrições. Foram 605 inscritos na cinco categorias: curtas-metragens de até 15 minutos em 35mm, vídeo (DVD, internet, CDrom), vídeo de bolso (celular) e vídeos sergipanos, além de longas a partir de 70 minutos. O festival tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Governo de Sergipe e apoio cultural do Banco do Nordeste.

Em 2010, foram 430 inscritos. “Acreditamos que o recorde de inscritos se deu, principalmente, por causa do sucesso que foi o Curta-SE 10. No ano passado, consolidamos nosso festival como um dos maiores do país. Conseguimos diversificar ainda mais o nosso público trazendo grandes atrações musicais e fazendo uma das edições mais organizadas”, ressaltou Rosângela Rocha, diretora executiva do festival.

Do total de inscritos, 404 foram para a categoria vídeo. São Paulo, novamente, foi o estado que mais inscreveu, com 47% dos realizadores inscritos. Serão selecionados dez vídeos sergipanos, 20 filmes na categoria vídeo, 20 filmes em 35mm, dez vídeos de bolso e cinco longas-metragens. A lista de selecionados deve ser divulgada em julho. Os vídeos de cada categoria passarão pela análise de três jurados.

Mais recordes

Duas categorias também bateram recorde de inscrições em 2011. Uma delas foi a de sergipanos: 27 inscritos. “Estendemos as inscrições a partir da solicitação dos próprios realizadores sergipanos. Alguns deles não tinha finalizados seus filmes e nos procuraram para pedir a prorrogação do prazo. Nosso principal objetivo é difundir o audiovisual sergipano”, destacou Rosângela Rocha.

A categoria longas-metragens a partir de 70 minutos chegou a 30 inscritos. “Inserimos longas como mostras competitivas em 2008 a pedido dos próprios realizadores. Muitos desses longas estão fora do circuito comercial e é a partir do Curta-SE que o público tem contato com essas obras”,  disse a diretora executiva do festival.
Além das mostras competitivas, o Curta-SE traz também as mostras informativas, exibidas em espaços alternativos e em cidades do interior sergipano. O festival promove seminários,oficinas e workshops gratuitos e abertos ao público.  A 11ª edição do Curta-Se acontecerá de 12 a 17 de setembro.

Fonte: Ascom Curta-SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais