Grupo de Capoeira Angola (Foto: Fabiana Costa/Secult) |
O Instituto Braços [Centro de Defesa de Direitos Humanos de Sergipe], iniciou na manhã desta quarta-feira, 19, no Brejão dos Negros, município de Brejo Grande uma vasta programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
A programação do Encontro Cultural Quilombolas Nação iniciou com a bênção e saudação aos orixás, por meio da Yalorixá Sônia Oliveira. Após a abertura oficial do encontro, houve apresentação da orquestra de Berimbau pelo Grupo Abaô de Capoeira Angola.
E no período da tarde, foi realizada uma mesa redonda com o tema: “Programa Brasil Quilombola: Uma abordagem a partir da atuação dos órgãos federais”, com a participação de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Fundação Cultural Palmares (FCP), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/SE), Movimento Estadual Quilombola de Sergipe, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).
No período da noite, acontecem apresentações artísticas e folclóricas da comunidade e resultado das oficinas culturais, além de shows com o Grupo Samba de Moça Só e Banda Guerreiros Revolucionários.
A programação prossegue nesta quinta-feira, 20 com cortejo folclórico nas ruas da comunidade, mesa redonda sobre “Quilombos em Sergipe: O que dizem, o que fazem e o que prometem os órgãos estaduais” com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SEIDES), Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).
No período da tarde, haverá uma assembleia das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Baixo São Francisco e às 17h, o lançamento do projeto “Quilombos do Velho Chico, Territórios Produtivos” [projeto apresentado pelo Instituto Braços à seleção pública regional da Petrobras, que o financia através da modalidade de patrocínio], apresentação dos grupos artísticos e folclóricos da comunidade e apresentação dos resultados das oficinas culturais.
A programação será encerrada com shows do Grupo Afoxé Di Preto e Banda Reação.
Com informações do Instituto Braços
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B