![]() |
Legenda |
A Barra dos Coqueiros mais uma vez, se tornará a capital do Canto Coral do nosso Estado. De 14 a 16 de setembro, a cidade recebe Corais de Sergipe e de outros Estados para a realização da quinta edição do Festival Nacional de Coros – Canto na Ilha. Ao longo de três dias, a população de Barra dos Coqueiros e de todo o Estado poderá conferir, gratuitamente, as apresentações, que se concentrarão dias 14 e 15 a partir das 19 hs no Hotel Prodigy, sábado dia 16 a partir das 19 hs na Igreja de Santa Luzia, na Barra dos Coqueiros. A realização é da organização não governamental Instituto Dona Sula e JM Produções.
“A ideia é promover a música coral em Sergipe e, ao mesmo tempo, referenciar o município de Barra dos Coqueiros como cidade do canto coral do Estado. A cidade já tem uma tradição de bons músicos e agora pretendemos incluir o Festival de Coros – Canto na Ilha no calendário cultural do Estado”, explica um dos coordenadores do encontro, Antonio Carivaldo.
O organizador reforça ainda que é também objetivo do Festival a difusão da música entre a população do município, com vistas à formação de platéia. Antonio Carivaldo conta que a expectativa é atrair em torno de 1.200 pessoas ao longo de todo o evento, o que deverá movimentar não apenas a cena cultural, mas também o turismo local, o pequeno comércio e a rede hoteleira de Barra dos Coqueiros
Colhendo frutos
Entre os corais que se apresentarão no Festival, O presidente da associação, Gledson Soares destaca a participação de grupos consagrados como: VIBEVOX/BA, Coral SINDIPREV/BA, Coral Juventude Arte do Reconcavo, Coro Sinfonico/SE e o Coral Vox Populi/SE . Revela também que este ano o festival terá como novidade: a apresentação de grupos de música instrumental na abertura dos três dias de evento. A cada edição o festival se consolida como referência na promoção do Canto Coral no nosso estado, finaliza.
Instituto Dona Sula
Fundado há três anos, o Instituto Dona Sula é uma entidade sem fins lucrativos que atua no campo da preservação e do fortalecimento da cultura de Barra dos Coqueiros. O presidente da associação, Gledson Soares, explica que o principal objetivo do instituto é formular políticas públicas nas áreas de cultura, educação e geração de emprego e renda.
O instituto apoia diversas iniciativas culturais já existentes, a exemplo do bloco carnavalesco Sedutores da Ilha e do Encontro Cultural Julino que já são tradicionais na Barra dos Coqueiros. Outra iniciativa do instituto é o Curso Preparatório para Concursos que já preparou centenas de jovens de Barra dos Coqueiros e região para disputar vagas nos diversos concursos realizados pela administração pública nas três esferas.
Atualmente, a instituição também realiza pequenos cursos de aperfeiçoamento na área de música , é parceiro da ASPRA – Ação Social da Paróquia de Barra dos Coqueiros no Projeto Orquestra de Cordas Santa Luzia e possui ainda turmas de capoeira, kung Fu e Judô.
O nome do Instituo é uma homenagem a Maria São Pedro Lima da Silva, mais conhecida como Dona Sula. Religiosa, ela iniciou sua vida artística cantando no coral da Igreja de Santa Luzia. Foi ela que ajudou a organizar as primeiras quadrilhas juninas do município, fundou o grupo de reisado, samba-de-côco e pastoril em Barra dos Coqueiros, além de ter sido fundamental no processo de articulação do carnaval de rua do município.
“A ideia é prestar uma homenagem e resgatar a memória de Dona Sula, esta figura emblemática na cena cultural, folclórica e religiosa de Barra dos Coqueiros, que inspirou toda uma geração de artistas e agentes culturais”, explicou Cláudio Caducha, idealizador do evento.
Parcerias e apoio Cultural
O evento só poderá ser realizado por conta das parcerias firmadas: JM Produções, Secretaria de Estado da Cultura, Associação Católica Bom Pastor, Sinditcse, Sindipema/SE, Farmácia Santa Ana, Unopar, Restaurante Marian, Açaí Brasil, Associação da Paróquia de Barra dos Coqueiros – ASPRA, e Associação dos Proprietários de Canoas de Transporte de Passageiros e Fretes da Barra dos Coqueiros. O Festival conta também com o apoio cultural do mandato democrático e popular da deputada Ana Lúcia.
Fonte e foto: assessoria do evento
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B