O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SE) irá cobrar da Prefeitura de São Cristóvão os devidos reparos na estrutura da Praça São Francisco após a realização do Festival de Artes da cidade no último fim de semana. Uma equipe de fiscalização trabalha no local para ver o que de fato foi comprometido pela montagem dos palcos.
Os danos serão mapeados por meio de um relatório fotográfico da praça. Apesar de ainda estarem sendo levantados os prejuízos, o Iphan recebeu denúncias de visitantes da cidade sobre a perfuração do chão e escoramento de um dos palcos nas paredes da igreja.
A superintendente do Iphan/SE, Katarina Aragão, lamentou que o projeto tenha sido executado de modo diferente ao que foi apresentado. “O Fasc é uma manifestação de arte plural e somos favoráveis. Nós não estamos de acordo é com a forma que aconteceu. Deram entrada no projeto 15 dias antes da festa, mas legalmente temos 45 dias, não poderíamos parar só para cuidar disso. O chão da Praça São Francisco é tombado e não poderia ser perfurado de maneira alguma. É preciso que haja uma distância de três metros entre palco e a Igreja. Administrativa e legalmente as providências serão tomadas. É o meu dever”, garantiu.
Após a etapa de mapeamento, será gerado um auto de infração contra a Prefeitura de São Cristóvão, que irá demandar manifestação no prazo de 15 dias. Se a administração sinalizar positivamente para providenciar os reparos, será elaborado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Caso contrário, haverá um julgamento sem a defesa da gestão, solicitando os devidos consertos e multa.
“Não houve um trabalho preventivo. Porém, temos que trabalhar com a reparação. Pode ter palco nos eventos, mas é preciso seguir normas de afastamento, envergadura e dimensões. A praça é tombada e nossa missão é preservar o patrimônio brasileiro. Estamos cuidando junto ao comitê gestor, e sei que isso vai se resolver porque o prefeito se mostrou sensível. O dano já foi feito, agora é reparar. O Fasc foi a expressão máxima da cultura, foi muito bonito, e nos próximos anos devemos cuidar para que esse tipo de coisa não aconteça novamente”, frisou Katarina.
Prefeitura de São Cristóvão
Através de nota, a Prefeitura de São Cristóvão informou que “qualquer dano causado pelo procedimento durante a montagem ou desmontagem da estrutura do evento deverá ser reparado pela empresa responsável, de acordo com as cláusulas contratuais estabelecidas”.
Por Victor Siqueira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B