IPHAN premiará ações de preservação cultural brasileira

0
IPHAN premiará ações de preservação ao patrimônio cultural brasileiro  (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Até o dia 9 de julho estão abertas as inscrições para o ‘Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade’, em reconhecimento às ações de preservação e promoção do patrimônio cultural brasileiro. O prêmio criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN) e oferecido anualmente a pessoas físicas e instituições públicas e privadas celebra as iniciativas de significativa relevância para a memória, identidade e socialização do patrimônio cultural do nosso país.

As categorias de participação são: Promoção e comunicação, educação patrimonial, pesquisa e inventário de acervos, preservação de bens móveis, preservação de bens imóveis, proteção do patrimônio natural e arqueológico e salvaguarda de bens de natureza imaterial. O edital com todos os detalhes do prêmio está disponível nos endereços WWW.iphan.gov.br e WWW.comprasnet.gov.br, ou nas superintendências do IPHAN.

Inscrições e seleção

As inscrições seguem até o dia 9 de julho e um dossiê deverá ser digitado utilizando configuração com letra Arial, tamanho 12, espaço entre linhas simples e editor de texto Word. Também é obrigatória a apresentação de um resumo da ação para facilitar a divulgação junto à imprensa.
As ações inscritas serão avaliadas por uma Comissão Estadual de Avaliação, composta por representantes das diferentes áreas culturais da região, e pela Comissão Nacional de Avaliação formada por personalidades de notório saber técnico e cultural.

Premiação

O prêmio é atribuído à uma única ação representativa por categoria, e é constituído de um troféu, um certificado, um selo de identificação e um incentivo financeiro de R$ 20.000,00. Os resultados serão divulgados no dia 28 de setembro, quando também será informada a data e o local da cerimônia de entrega das premiações.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais