IV Festival de Arte de Tobias Barreto começa quarta

(Foto: Ascom)

A quarta edição do Festival de Arte de Tobias Barreto recebe mais uma vez grupos artísticos de todo o Estado no final do mês de outubro. O TobiArte acontece de 23 a 27 na cidade a 120 km de Aracaju, no centro-sul de Sergipe. Ruas e praças do município recebem mais de 50 apresentações de dança, música, artes plásticas e, principalmente, teatro.

As manifestações artísticas acontecem em diversos pontos do município, como o casarão que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, a Praça da Matriz e a Praça do Cruzeiro, além da Câmara de Vereadores e a Avenida 7 de Junho, de onde parte o já tradicional Cortejo Folclórico, convidando o público para o início das apresentações  do dia.

O TobiArte vem sendo reconhecido pelos artistas como um forte incentivador da arte produzida em Sergipe. Algo evidente pela sua programação, incorporada quase que integralmente por grupos conterrâneos. Alguns deles já mantêm até mesmo uma relação afetiva e especial com o festival, como a Cia. Stultífera Navis, de Aracaju, que se apresentou em todas as edições do evento e este ano vai com dois espetáculos premiados.

Outra companhia aracajuana, A Tua Lona fez sua estreia nos palcos em 2010, no primeiro TobiArte e também não deixou mais de participar. Neste ano, a Praça do Cruzeiro recebe outra estreia, a do primeiro grupo formado em Tobias Barreto, a Cia. Teatro em Cena, com a peça “A Caixa de Zatrah”. Uma trupe sergipana 30 anos mais velha também integra a programação e leva pela primeira vez um de seus espetáculos ao público do festival. É o grupo de teatro de rua mais antigo do país, o Imbuaça.

“Este festival foge do formato mais musical, que acontece normalmente em eventos culturais dos municípios em que há artistas de alto valor financeiro, mas que não deixam nada para a cidade. Nossa programação é essencialmente sergipana, com algumas importantes e bem-vindas participações de fora, mas a concentração é na produção de dentro do Estado. E ainda envolve toda a comunidade infanto-juvenil de Tobias Barreto, já que recebe apresentações de todas as escolas públicas e particulares da cidade”, explica o secretário municipal de Cultura, Juventude e Turismo  e idealizador do festival, Josenilson Bispo.

Apesar de priorizar a arte cênica, o TobiArte leva ao público a produção cultural nascida na capital e no interior sergipanos com apresentação de outros grupos de música, dança e folclore de Aracaju, Laranjeiras, Estância, Itaporanga e Poço Redondo. De Itabaiana, a Orquestra Sinfônica 28 de Agosto se apresenta no mesmo dia do Barco de Fogo, que viaja de Estância especialmente para o IV TobiArte. Uma Feira de Cultura e Artesanato dividirá o espaço na sexta e no sábado, disponibilizando aos visitantes produtos produzidos no próprio município.

Na Avenida 7 de Junho o público vai poder conferir todos os dias e noites a Mostra de Artes Visuais, com exposições fotográficas e de artes plásticas, entre pinturas, desenhos e caricaturas. Já na Câmara de Vereadores acontece o Cine Tobiarte com a Mostra Audiovisual durante todas as noites do festival.

Com o primeiro dia todo dedicado à música, com grupos e bandas marciais locais, sobem ao palco após a abertura oficial na quarta-feira, 23, a Lira Musical N. Sra. Imperatriz dos Campos e a dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério. E além de efetivamente promover a cultura com a realização do evento, o Festival de Arte de Tobias Barreto também põe em cena a discussão sobre o tema. Na manhã do dia 25, o Espaço Cultura em Debate recebe na Câmara de Vereadores a Reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura de Sergipe.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais