Janelas para as Artes: edital de inscrição se encerra nesta sexta, 26

A iniciativa vai contemplar, em seu primeiro momento, 120 produções artísticas aracajuanas, perfazendo um investimento total de R$170 mil (Fonte: Ascom/PMA)

As inscrições para o programa ‘Janela para as Artes’ encerram nesta sexta-feira, dia 26. A iniciativa vai contemplar, em seu primeiro momento, 120 produções artísticas aracajuanas, perfazendo um investimento total de R$170 mil. O Edital é voltado a artistas das áreas de Música, Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Literatura e Audiovisual, maiores de 18 anos, residentes e domiciliados no município de Aracaju.

Concebido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), o principal objetivo do Janela para as Artes é fomentar e movimentar a cadeia cultural aracajuana, uma das mais afetadas pela pandemia da covid-19, mediante seleção de propostas culturais.
De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, esse edital fomenta as cadeias produtivas da arte, contemplando quatro linguagens diferentes. “Então, movimenta uma parte significativa da cadeia produtiva da cultura em Aracaju e tem esse objetivo primeiro, que é, no momento da pandemia, levar esse apoio. E não é uma ajuda sem troca. Os artistas vão deixar sua contribuição, sua arte registrada para constituir esse acervo, esse banco que vai ficar, na sua maior parte, no registro de audiovisual, quiçá como embrião de um futuro museu da imagem do som”, explica.
Conforme o edital, os artistas podem se inscrever como pessoa física ou através de pessoa jurídica de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, e deverão estar em pleno funcionamento e sediada na capital. Os interessados também poderão se inscrever em mais de uma categoria, mas serão selecionados em apenas uma delas.
A lista com o resultado do processo de seleção será divulgada ainda no dia 26 de junho, pelo site da Prefeitura, por e-mail e pelas redes sociais. Já a contratação acontece a partir de 29 de junho e a realização dos eventos de julho a dezembro de 2020.
O edital ‘Janela para as Artes’ abrange as linguagens Música, Artes Cênicas, Literatura e Audiovisual, divididas em outras subcategorias, para que todos os estilos e roupagens possam ser representados.
Além de estimular a produção de conteúdo cultural local para exibição em ambiente digital, aproximando artistas locais do público em geral, as produções irão ajudar os integrantes da cadeia artística aracajuana a enfrentar a crise econômica.
Para outras informações, leio o Edital na íntegra.
Fonte: Ascom/PMA
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais