![]() |
(Foto: Diego Sansi/PMJ) |
O município de Japaratuba já deu início ao Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário. O evento que está em sua 13ª edição, segue até a próxima quinta-feira, 9, e conta com uma programação recheada de apresentações culturais, folclóricas e artísticas, se configurando como a maior manifestação do gênero, realizada no Vale do Contiguiba.
A abertura aconteceu às 19h, com a apresentação do Ballet da Escola Nossa Senhora de Fátima, e foi oficializada pelo prefeito da cidade, Hélio Sobral, em seguida. Na oportunidade, o gestor fez menção ao ex-prefeito, padre Geraldo e destacou a importância do evento para o município.
“Quero trazer o meu ‘boa noite’ em nome do nosso saudoso padre Geraldo, grande incentivador deste festival, que já se consolidou como um dos maiores eventos culturais do estado. É uma grande homenagem ao artista que difundiu o nome da nossa cidade, Arthur Bispo. Embora tenha sido considerado como louco por muitos, ele sabia, como ninguém, dar sentido a objetos produzidos com materiais considerados lixo, transformando-os em arte”, enfatizou Hélio.
Durante a abertura, o prefeito destacou ainda o lançamento de campanhas de conscientização no município e a realização da I Jornada de Estudos sobre Bispo do Rosario. “A partir deste ano, coma inserção do simpósio no evento, conseguimos dar a ele caráter científico também. Aproveitamos o momento para lançar a campanha contra a dengue e o projeto‘Roda da Coleta Seletiva’ que vem para sensibilizar a população quanto à importância da reciclagem. Que vocês tenham uma excelente festa e se divirtam bastante”, frisou.
Programação
Em sua primeira noite, o Festival de Artes, que foi organizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, atraiu centenas de pessoas entre moradores e turistas, ao espaço montado em frente à Igreja Matriz. Lá, o público pode contar com grandes apresentações de grupos tradicionais do município, e de outras regiões do estado como Candomblé Ilé Oxum Apará, Grupo de Dança Swing do P, Samba de Coco da Barra dos Coqueiros, Grupo de Teatro Olhares Humanos, Hip Hop Super Biboys e Karatê Shotokan e Kung Fu.
A grande atração da noite foi a Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa, premiada como a terceira melhor quadrilha do Brasil, no Concurso Nacional realizado em Seropédica, Rio de Janeiro. Com um espetáculo para lá de especial, os quadrilheiros invocaram Bispo do Rosario à sua terra, para reinventar a Festa de Santos Reis e das Cabacinhas, deixando o público bastante entusiasmado.
“Como não se encantar com uma apresentação como essa? Além de ser um grupo coeso, soube trabalhar o tema de forma diferenciada. A Cangaceiros é hoje um dos principais grupos deste município. É motivo de orgulho para nós, japaratubenses. Esta noite, vim especialmente para assistir a apresentação da quadrilha”, relatou a jovem Luana Lima.
Fonte: Ascom prefeitura de Japaratuba
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B