A cantora sergipana Jaque Barroso não para de trazer novidades para a música afrourbana brasileira. Desta vez, ela uniu forças com o babalorixá, dançarino e multiartista Reginaldo Flores, e apresenta o single Canto Ancestral.
A canção une as sonoridades do reggae, dancehall e steppa às vertentes eletrônicas afrofuturistas. Os versos da canção fazem reverência à origem ancestral negra e enaltecem raízes de matriz africana, apresentando protagonismo e respeito à cultura afrobrasileira e aos seus antepassados. “Fiz essa canção como forma de agradecimento aos meus ancestrais, todos e todas que vieram antes de mim e que me protegem, me dão forças e me acompanham, também quis trazer um pouco do cotidiano da minha vivência no candomblé, religião da qual faço parte, para homenagear a minha ancestralidade e trazer à tona a importância da manutenção e preservação da nossa cultura e tradição negra”, conta Jaque.
Com versos cantados em português e em yorubá – língua falada em países como a Nigéria e mantida viva no Brasil graças aos terreiros de candomblé de origem nagô. Além da composição, Reginaldo Flores, sacerdote e fundador do terreiro Ilé Àse Òpó Osogunlade também empresta sua voz potente à canção. “Construir os versos com a participação do meu babalorixá foi uma experiência linda que levarei para minha vida toda. Espero que essa canção chegue como um acalanto ao coração dos ouvintes”, deseja a cantora.
Ouça agora! https://www.youtube.com/watch?v=Zyc1tv1K29I
A produção musical é assinada por Selecta Etnia e as bases eletrônicas foram construídas pela Radiola Jamaicana em parceria com Brasilica Dubs.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B