Jovens participam de mostra de curtas-metragens autorais

Jovens foram produtores em oficina de vídeo (Fotos: Portal Infonet)

Jovens do bairro Industrial se reuniram na noite desta quarta-feira, 28, para assistir a vídeos produzidos por eles mesmos. A mostra faz parte do projeto Mídia Jovem, desenvolvido pelo Instituto Recriando, que permitiu aos educandos a criação de dois curtas-metragens através da oficina de vídeo. Segundo a equipe do projeto, o documentário ‘Estilo Periferia’ e o ficional ‘Mãe aos 15’ foram fruto dos processos de pesquisa, escrita de roteiro, entrevista, captura de imagens e edição dos próprios jovens. A mostra aconteceu em frente ao Complexo Esportivo Dona Finha, sob a Ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros.

“O projeto Mídia Jovem é conduzido ao longo de um ano, e atualmente estamos no oitavo mês. Durante dois meses a oficina de vídeo promoveu palestras, aulas técnicas e debates. A partir daí os jovens começaram a entender noções de audiovisual e adquiriram a bagagem para produzir seus próprios vídeos”, explica a assessora do Recriando, Tarcila Olanda.

Bairro Industrial foi cenário e inspiração para curtas-metrangens

Além da oficina de vídeo, o Mídia jovem promove ainda oficinas de rádio, fotografia, mídia impressa e web. Jovens da comunidade Pantanal, no bairro Inácio Barbosa, e dos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros também participaram desta edição.

Íris Pimentel, pedagoga do Instituto, relata as temáticas abordadas nos dois curtas produzidos. “No ‘Mãe aos 15’ os jovens abordam a gravidez sob sua própria ótica, chamando a responsabilidade para os pais das crianças. E no ‘Estilo Periferia’ é retratado o Hip Hop, bastante presente no bairro, lembrando também o skate, o grafite e o break dance”.

Novo olhar

A jovem Anne Caroline Almeida de Andrade, que participou da oficina de vídeo e das outras oficinas do projeto, afirma que a experiência de produzir os curtas foi enriquecedora. “Tentei pegar o máximo de informações e aprendi muita coisa. Eu já gostava de música e filmes, mas não tinha noção como as coisas eram feitas. Agora já penso em seguir carreira no cinema ou rádio”, diz.

Anne Caroline: atriz e roteirista em 'Mãe aos 15'

Anne Caroline, que atuou e ajudou na composição do roteiro de ‘Mãe aos 15’, diz que a produção foi marcada por vivências de seu dia-a-dia. “A gente se baseou em coisas que acontecem aqui. Eu tenho uma amiga que ficou grávida na adolescência, e a gente contou um pouco da história dela também. É a primeira vez que eu participo de uma ação assim, e estou bastante satisfeita. Estou curiosa para ver o vídeo, pois ainda não vi depois de pronto”, exalta.

Para Anne, o projeto lhe trouxe novas possibilidades. “Eu era muito tímida e retraída, e as oficinas me ajudaram a me expressar melhor, a fazer amigos. Hoje eu vejo as coisas de uma forma diferente”, conclui.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais