Justiça dá 90 dias para Iphan resgatar última Canoa de Tolda

Juiz dá 90 dias para Iphan resgatar última canoa de tolda do Brasil (Foto: Sociedade Canoa de Tolda)

A Justiça Federal em Sergipe deu um prazo de 90 dias para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) possa resgatar a última canoa de tolda do país, oriunda da época do Brasil Colônia, e que afundou em 2022 no município alagoano de Pão de Açúcar.

A decisão da justiça foi tomada após uma audiência na 3ª Vara Federal com representantes do Iphan, da Sociedade Canoa de Tolda, e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Segundo o termo de audiência, foi fixado um prazo de três meses para o translado e a recuperação da Canoa de Tolda Lusitânia.

“Ficou definido que o traslado será feito pelo rio São Francisco através de balsa e que, no prazo de noventa dias, o Iphan diligenciará para a adequação do galpão onde será recuperada a canoa, no município de Penedo/AL, bem assim nesse prazo dar-se-á o translado da embarcação”, diz um trecho da decisão.

Símbolo no São Francisco 

Símbolo do rio São Francisco, a canoa de tolda só existe no Brasil. As toldas originais eram grandes embarcações, mas a brasileira possui somente 16 metros de casco e foi perfeitamente adaptada para descer o rio, a favor do vento, com o pano aberto. É composta de leme, tábua de bolina, moitão e a tolda que servia para abrigo da alimentação e dos canoeiros. A Luzitânia é um dos três últimos exemplares das canoas de tolda do rio São Francisco.

Adquirida em 1999 pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco, passou por uma completa restauração e voltou a navegar. Apesar de a restauração apresentar uma embarcação com materiais diversos do original, para a população ribeirinha a sua forma continua repleta de significados. Essa embarcação, que na época do cangaço se chamava Rio Branco, teve grande importância econômica no transporte de mercadorias em toda a região.

O Portal Infonet entrou em contato com o Iphan, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. Seguimos à disposição através do e-mail: jornalismo@infonet.com.br.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais