Juventude: a arte como transformação

O grupo de teatro do Colégio Costa e Silva (Fotos: Portal Infonet)

Na manhã desta quinta-feira, 15, foi iniciada a II Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude, o evento reuniu centenas de adolescentes na quadra de Esportes da Praça da Juventude, localizada no conjunto Augusto Franco.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Juventude o objetivo do evento é reunir a juventude para discutir propostas de inclusão dos jovens na sociedade a partir de âmbitos como educação, saúde, moradia e trabalho.

Um dos momentos de bastante emoção com a apresentação do grupo de teatro de alunos do Colégio Costa e Silva que com os rostos pintados encenaram o espetáculo Fases da Vida. Segundo o ator, autor e diretor do grupo, Joas Ribeiro, conhecido como Salsão, a encenação tem como objetivo mostrar através da expressão facial as fases da vida ressaltando sentimentos como alegria, raiva, medo, angústia e tristeza.

Jovens aprovaram as discussões da conferência

“É importante que outras escolas também passem a levar para os alunos a arte como elemento de transformação. As escolas fazem um trabalho de levar os esportes para os alunos, mas as artes ainda não são incentivadas e é importante que isso seja feito porque oferece uma opção para que os estudantes também escolham seguir a profissão de uma forma profissional”, diz o diretor que elogia o comprometimento e o desempenho das alunas do Costa e Silva, onde atua como voluntário.

“Essas adolescentes têm muito talento, treinaram de uma forma séria e fizeram um bonito trabalho. Tem uma aluna que é muito boa e está prestes a ser uma atriz profissional”, reconhece Salsão.

Para a aluna Tawany Mickeline Souza Nascimento o teatro é uma forma de envolver os estudantes em atividades que trabalham as emoções. “Percebo que não é somente o teatro, mas a música e a dança é uma forma de envolver os estudantes e deixar muitos jovens longes das drogas, do álcool e do bullying. Além da fazer parte desse da escola, também faço teatro na Casa Rua da Cultura. Sou apaixonada pela profissão e vou ser uma profissional”, diz Tawany de 15 anos.

O grupo de teatro foi bastante aplaudido pelos alunos

A conferência também inclui debates sobre políticas que viabilizem benefícios para os jovens, e atividades culturais, palestras, apresentação de trabalhos, oficinas, campeonatos, atividades esportivas, além de um show de encerramento.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais