JYNgle: grupo leva música, cultura e inclusão para crianças em SE

A JYNgle é idealizada por Jovilson Ramos e Nadja Tatiane (Foto: Portal Infonet)

A arte tem o poder de transformar, emocionar e educar uma criança. E é exatamente essa a missão do projeto JYNgle, idealizado por Jovilson Ramos, mais conhecido como tio Jovis e Nadja Tatiane, carinhosamente chamada de tia Nadja. Unidos pela música e pelo amor à educação e a família, os dois fundaram a JYNgle com o propósito de levar música de qualidade para as crianças.   

Educadores por formação, Jovis e Nadja trazem na bagagem a vivência em sala de aula e uma profunda conexão com as expressões artísticas. Ele, com raízes na música desde a infância e ela com o teatro e a dança desde a adolescência.

A virada de vida aconteceu em 2019, quando surgiu o projeto. Imersos no universo da própria filha pequena e cercados por canções infantis, eles enxergaram uma oportunidade: transformar o cenário dos eventos infantis com música ao vivo, rica em ritmos e diversidade cultural.

(Foto: divulgação)

“A gente percebia que muitos eventos infantis ofereciam uma sonoridade ruim, caixas de som estouradas, música mecânica”, comenta tio Jovis. Então, “Decidimos levar música ao vivo, com qualidade, repertório pensado e ritmos brasileiros que dialogassem com o universo da criança e também dos pais”, diz

Com repertório com canções populares infantil em roupagens como samba, axé, lambada e arrasta-pé, a JYNgle convida o público a dançar, cantar e brincar junto. E o mais bonito é ver a conexão que isso gera entre pais e filhos. “Tem um momento que a gente faz a dança da laranja, por exemplo, e ali o pai dança com a criança, interage, se entrega. Isso fortalece vínculos, resgata memórias afetivas”, conta Nadja.

Valorização Cultural

Mas a JYNgle não para por aí, pensando na valorização da cultura local, o casal mergulhou nas raízes sergipanas e criou o Show de Musicalidade no Parque, um evento gratuito que une arte, tradição e educação “As crianças conhecem muito da Disney, da cultura de fora. Mas e a nossa? Queremos que elas perguntem: ‘Mamãe, o que é isso?’ quando virem um parafuso, um quadrilheiro, um tambor de crioula. Queremos despertar a curiosidade e o orgulho do que é nosso”, diz tia Nadja. 

Para isso, o evento conta com pernas de pau representando personagens da cultura sergipana, apresentações de grupos locais, além de muito forró e percussão. A mistura da musicalidade baiana do casal com os ritmos sergipanos promete criar uma experiência única e inclusiva para toda a família.

Inclusão

E inclusão é palavra-chave na trajetória da JYNgle. “Na musicalização, vemos crianças neurodivergentes que não se conectam com a aula tradicional, mas que se transformam com a música. É instantâneo. A música acolhe, desperta, cura”, destaca tio Jovis, que também é formado em musicoterapia. “A música é um tripé: educa, entretém e faz bem à saúde”, reforça Nadja.

O projeto do casal é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e tem o propósito de democratizar o acesso à arte. “A gente sabia que precisava ser gratuito. Nem toda criança pode pagar por um ingresso, mas toda criança merece viver a arte”, afirma Jovis. “Talvez seja o único evento cultural do ano para algumas. E se for, que seja marcante, que deixe algo bom para sempre.”

O casal sonha alto e acredita que a arte seja uma parte crucial na vida e na formação das crianças. “Toda criança tem direito à arte e todo ser humano carrega dentro de si uma musicalidade pronta para florescer”, finalizam.

Evento na Sementeira

E para quem quer conhecer mais do projeto JYNgle, o grupo comandará um evento para crianças no Parque da Sementeira neste sábado, 12, das 16h às 19h.

por Marina de Sena e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais