Laranjeiras desenvolve atividades na Primavera do Museu

Turma de estudantes no Museu Afro Brasileiro

Com olhos e ouvidos atentos, uma turma de estudantes participou na manhã desta quinta-feira, 14, de atividades promovidas pelos museus Afro Brasileiro e de Arte Sacra, ambos localizados em Laranjeiras. A ação faz parte da programação da  11ª Primavera dos Museus, que mobiliza e incentiva o fomento de entidades museais de todo o país. Nesta edição, a Primavera traz como tema, “Museus e suas Memórias”, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O Museu Afro Brasileiro de Sergipe montou a exposição “A Lenda dos Ybeji e o Caruru” que aborda uma festa de origem africana, em homenagem aos Erês (os orixás crianças) associados aos gêmeos Cosme e Damião, santos da Igreja Católica pelo sincretismo. Associando ao tema do Ibram, tanto no Museu Afro Brasileiro, quanto no de Arte Sacra, buscou-se desenvolver ações voltadas a questões próximas à comunidade.

“Em setembro, três religiões estão em festa aqui em Laranjeiras: o Nagô, com o corte do Inhame, o Candomblé tem a festa dos Erês, com o Caruru, e os católicos tem a festa de Nossa Senhora das Dores. Resgatar esta questão da memória do povo de laranjeiras é muito importante e trabalhar estes temas com as crianças é melhor ainda, porque estamos ensinando desde a base, sobretudo neste momento de discussão contra a intolerância religiosa”, afirmou a coordenadora das atividades, Verônica Consuêlo.   

A visita foi realizada por alunos do Coral Nossa Senhora Aparecida, de Laranjeiras, que participaram de atividades educativas. “Acho uma grande aprendizagem para as crianças terem este contato com os museus e participarem desta discussão sobre memória. Muitos deles nunca tinham entrado aqui, por isso é uma oportunidade de aprender. Eles tiraram muitas dúvidas sobre os orixás e os escravos”, contou a professora Rita de Cássia.

“O que chamou mais minha atenção foi à sala dos orixás. Acho muito importante a conhecermos a história da cultura afro brasileira, para aprender a ter mais respeito pelas outras religiões. Gostei muito da atividade de hoje, porque trouxe mais conhecimento sobre os Erês. Muitas pessoas ainda acham que o museu é só “coisas velhas”, e aqui não é assim, aqui é bonito, organizado, e parece que foi feito para jovens”, opinou a estudante Nicolly Luizy, de 15 anos.

A programação das unidades museais geridas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), seguem no dia 20, às 9horas, na Casa de Cultura Joao Ribeiro, também em Laranjeiras, com o lançamento da mostra “Memorias de João Ribeiro”. Já o Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, realiza uma atividade no dia 22 de setembro, às 14h, com uma Mesa Redonda sobre o “Crime da Mata”, ministrado pelo historiador, Thiago Fragata, e pelo jornalista e perito criminal, Luis Eduardo Dorea.

Criada pelo Instituto Brasileiro de Museus, a Primavera dos Museus é uma das iniciativas mais importantes para a divulgação, fomento e para repensar as atividades dos museus no brasil.

As atividades em Sergipe foram lançadas nesta quarta-feira, 13, no Museu Palácio Olímpio Campos pelo Sistema Estadual de Museus de Sergipe (SIEM-SE). A programação é composta por uma série de atividades que serão desenvolvidas individualmente nas unidades museais de todo o país.

PROGRAMAÇÃO

Casa de Cultura Joao Ribeiro
“Memorias de João Ribeiro”
Abertura dia 20, às 9H.

Museu Histórico de Sergipe
“Dentro da Memória”
Abertura dia 24, às 14h.

Fonte e foto: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais