Laranjeiras quer ensinar população a viver em “cidade patrimônio”

A histórica cidade encanta turistas
Com mais de 400 anos de história, a cidade de Laranjeiras encanta os turistas com suas ruas coloridas e paisagens históricas de encher os olhos. No município em que o antigo contrasta com o contemporâneo, orientar a população sobre as peculiaridades de viver em uma ‘cidade patrimônio’ é um desafio que começou a ser intensificado nesta quarta, 29.

Para fortalecer esta campanha educativa junto à população da cidade, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO), Salma Saddi, esteve em Laranjeiras junto à prefeita Ione Sobral e à representante do instituto em Sergipe, Terezinha Oliva, encabeçando o debate sobre o assunto.

Terezinha, Ione e Salma no evento
“Nós não somos autoridade máxima no assunto, mas estamos aqui com nossa experiência de 23 anos para discutir iniciativas que beneficiem a preservação do patrimônio histórico e a população ao mesmo tempo. Para isso precisamos focar em setores específicos da sociedade com práticas educativas”, diz Salma, que visita pela primeira vez a cidade.

As pessoas citadas por ela são taxistas, atendentes de bares, garçons e outros que lidem diretamente com recepção aos turistas, além de profissionais do magistério, considerados por ela agentes fundamentais de preservação. “Temos alcançado bons resultados com parcerias desse tipo e com diálogo sei que nessa belíssima cidade de Laranjeiras não será diferente”, torce

Ruas de Laranjeiras são um charme
a superintendente do IPHAN-GO.

Incentivo à construção de estrutura turística

Apesar dos atrativos históricos e naturais do município, falta uma estrutura turística merecida ao lugar que fica a 23 km de Aracaju. Existe apenas uma pousada no município e a rede gastronômica ainda não é satisfatória apesar do famoso tempero das cozinheiras da região. E segundo a prefeita Ione Sobral, o objetivo é incentivar à população a obter fonte de renda através de atividades turísticas.

“Quando um mototaxista, por exemplo, sabe mais sobre a

Encontro Cultural é evento de destaque na cidade (Foto: Arquivo Infonet)
história de Laranjeiras, curiosidades sobre alguns pontos, faz toda a diferença. São detalhes como esse que agradam o turista e o faz retornar e falar bem do destino visitado”, fala Ione. O projeto ainda inclui abertura de mais restaurantes de culinária regional, pousadas e cursos de espanhol e inglês a taxistas e recepcionistas.

Iniciativas como estas foram discutidas durante toda a quarta, 29, entre membros da sociedade civil e autoridades de cultura e história em Sergipe. Fica então a esperança de uma Laranjeiras cada vez mais atrativa turisticamente e consolidada como um local onde o antigo e o contemporâneo convivem harmonicamente.

Por Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais