Lateiros Curupira participarão de Festival de Jazz nos EUA

Integrantes do Lateiros Curupira
Quatro alunos do grupo musical Lateiros Curupira representarão Sergipe no 40º Heripage Jazz Fest, na cidade de New Orleans, nos EUA. Eles viajam neste domingo, 19, e esbanjarão talento no mesmo palco em que os músicos sergipanos Antônio Rogério e Chico Queiroga se apresentam no dia 25.

O convite surgiu após a apresentação de filmagens do grupo aos diretores do evento pela empresa de produção Ecos Latino. “Eles fazem uma triagem e convidam músicos de toda a parte do mundo”, explica o percussionista e diretor do Lateiros Curupira, Gladston Batista, mais conhecido como Ton Toy.

Além dos cursos a cultura sergipana estará presente no Festival através de manifestações folclóricas como a Chegança, o Samba de Pareia, o Cacumbi e a Batucada. O grupo também tocará em igrejas e escolas públicas. Nos 11 dias que ficarão hospedados nos EUA, os alunos irão participar de workshop’s e terão a oportunidade de ouvir ao vivo os melhores nomes do Jazz.

O grupo chama atenção por manusear materiais recicláveis adaptados para instrumentos sonoros, a exemplo de baldes, latas e panelas. Deles, partem os toques estudados nas tradições folclóricas nordestinas.

Curupira

Antônio Rogério
O Lateiros Curupira é formado por adolescentes da Oficina de Percussão que tem o auxílio do Instituto Recriando. Ele existe há 6 anos e atende meninos de baixa renda nas comunidades do Alto da Jaqueira, Cidade Nova, Japãozinho e Jetimana. Atualmente, conta com 38 adolescentes de 12 a 20 anos.

“Além das aulas de percussão os garotos também freqüentam aulas de leitura e psicólogos”, comenta Ton Toy.

Parceria

Os músicos Antônio Rogério e Chico Queiroga também são convidados a participar pela 5ª vez daquele que é o considerado maior e mais importante Festival de Jazz do mundo. “Estaremos participando de um evento que terá a presença dos grandes nomes da música e fomos selecionados como os únicos brasileiros. Iremos nos apresentar juntamente com os Lateiros, mas eles terão seu momento solo ”, ressalta Antônio Rogério.

Tentando demonstrar a dimensão do evento, Rogério enumera. “São 10 dias, com 700 artistas em 12 palcos simultâneos. Além de música, apresentam-se grupos folclóricos, o festival também engloba culinária e oferecem oficinas culturais diversas”, conta.

Patrocínio

Dos 38 alunos, somente quatro poderão estar presente no evento por falta de patrocínio local. O grupo chegou a restringir o pedido de passagens e ajuda de custo para cinco meninos, mas o orçamento foi considerado alto.

“O processo foi difícil, mas quando conseguimos quatro passagens com a Ecos Latino tivemos que escolher. E os critérios adotados foram: ter 16 anos ou mais, técnica e comportamento”, diz Ton Toy.

Antônio Rogério ressaltou a importância para a representatividade do Estado ao levar um grupo de meninos no Festival de Jazz. “Imagine o reflexo que teria para estes garotos, na alta estima deles, o grau de legado que serviria como estimulo para os demais e para uma futura profissão. Vemos com muito pesar. Infelizmente quem está bancando isso é o próprio EUA”, completa.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais