Festa começou na manhã desta terça-feira, com cortejo afro (Foto: Portal Infonet) |
A tradicional lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana de Aracaju, que encerra os festejos em homenagem à padroeira, começou logo após a missa que celebra o Dia Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira de Aracaju. A festa, que acontece há 33 anos, reúne adeptos e simpatizantes do Candomblé, que realizaram a lavagem das escadarias da Catedral.
Até chegar à Praça da Catedral, os devotos realizaram antes, um cortejo que partiu da Colina do Santo Antônio, percorrendo as principais avenidas do Centro da capital.
O ritual começou em 1982, com a Ialorixá mãe Angélica, também filha de pai de santo. Depois de comemorar e agradecer à padroeira, mãe Angélica ofereceu um almoço para quem esteve presente na festa.
A Ialorixa explica que Nossa Senhora da Conceição, para o candomblé representa Oxum. “A festa é uma tradição que tentamos manter viva. Nós não temos apoio cultural, mas garantimos, pelo menos, que a festa seja realizada todos os anos. Hoje foi um dia maravilhoso. Estou feliz porque o cortejo arrastou muitas pessoas”, avalia.
Lavagem das escadarias da Catedral acontece há mais de 30 anos em Sergipe
|
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B