Leitura infantil deve começar em casa, diz escritor

Na Mostra, são livros para crianças de todas as idades (Fotos: Helena Sader/Portal Infonet)

O professor, escritor e poeta sergipano Gustavo Aragão esteve na Mostra Infantil de Literatura (Mili) na tarde desta sexta-feira, 3, no Shopping Jardins, para falar sobre suas obras e também sobre a importância da literatura no aprendizado e formação das pessoas ainda na idade infantil. De acordo com Gustavo, os pais devem ser os principais precursores no processo de leitura dos filhos. A Mili ficará em exposição até o Dia das Crianças, 12 de outubro.

“Eu penso que, desde o ventre, a mãe já pode encaminhar os filhos à literatura. Se os pais são leitores, fica muito mais fácil estimular a leitura e o contato com os livros”, disse Gustavo, que acredita que visitas a livrarias e bibliotecas também podem servir de estímulo à leitura infantil. “É preciso despertar nas pessoas ainda crianças a necessidade do livro e da leitura”, completou.

O escritor, que também é professor, explicou que os pais têm papel fundamental nesse processo, mas que a escola também deve oferecer o suporte para a criança leitora. “A função dos mais é primordial. Mas a escola também deve acrescentar no processo da leitura infantil. Agregar conhecimento aos que já leem e proporcionar incentivo à leitura aos que ainda não têm isso em sua rotina de aprendizado”, explicou Gustavo.

As filhas e os sobrinhos de Tamires aproveitaram bastante a Mostra

Tamires Darlane aproveitou a ida ao shopping para levar os filhos e sobrinhos para conferir a Mili. “É muito bacana, tem livros para todas as idades. É uma programação diferente, fica cada vez mais difícil aproximar as crianças dos livros. Aqui é uma oportunidade”, disse a mãe e tia dos pequenos leitores.

Universo digital

O autor iniciou sua caminhada na literatura infanto-juvenil com apenas 12 anos, quando escreveu seu primeiro livro “Encantos de uma Floresta”, publicado quando Gustavo alcançou os 16 anos. Com mais de dez anos de experiência, o escritor falou sobre os novos desafios encontrados pela literatura, e um deles é o novo universo digital.

Gustavo é professor, escritor e poeta sergipano

“Não há dúvidas de que se trate de um desafio aos escritores. Mas, juntamente com os novos públicos que estão surgindo com a tecnologia, vão sendo criados novos suportes também. Os leitores estão mais exigentes e os escritores devem se moldar para atingir ao novo público, utilizando novas ferramentas”, disse Gustavo.

Novo ambiente

A responsável pela livraria Fátima Escariz explicou os objetivos da mostra durante as semanas que antecedem o Dia das Crianças. “Se trata de trazer um ambiente agradável para chamar as crianças para apreciar clássicos da literatura, como Monteiro Lobato, obras sergipanas”, disse.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais