Leituras obrigatórias para vestibular da UFS são encontradas na BPED

Todas as obras literárias solicitadas pelo vestibular mais concorrido do estado – o da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – estão disponíveis no acervo da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). Ao todo, 10 livros fazem parte do novo edital lançado para os interessados em concorrer ao Processo Seletivo 2012 da UFS.

Entre os clássicos literários, obras de Jorge Amado, Fernando Pessoa, Cecília Meireles e a premiada autora sergipana Gizelda Morais também é lembrada com o sexto livro de sua série ‘À procura de Jane’.

O procedimento para tornar-se sócio e ter direito ao empréstimo de livros é simples, como explica a diretora da biblioteca, Sônia Carvalho. "É necessário levar uma foto 3×4, comprovante de residência (apenas o original), RG, apresentar seu número de telefone e mais dois como referência. A carteirinha para empréstimo fica pronta na hora. O prazo para devolução das obras é de oito dias, prorrogáveis por mais oito", explica Sônia.

Para o aluno que vai concorrer a uma das vagas e precisar dos livros, basta ir até a BPED, que fica localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, sem número, no bairro 13 de julho. Os horários de funcionamento são: das 7h às 19h, de segunda a sexta e das 8h às 12h, nos sábados. Para mais informações, o telefone da BPED é o (79) 3179-1907 begin_of_the_skype_highlighting              (79) 3179-1907      end_of_the_skype_highlighting.

Sobre as obras

‘Assassinato na floresta’, de Paulo Rangel, faz parte do conteúdo programático do 1º ano. Escrito em 1993, o livro trata do triste relato do drama dos trabalhadores que vivem na região Amazônica. Outra leitura obrigatória do 1º ano é ‘A hora da luta’, de Álvaro Cardoso, que tem como temática a juventude estudantil da década de 60 no Brasil. A última obra é ‘Os Bruzundangas’, de Lima Barreto. De forma satírica, o Brasil é retratado através de um país de ficção.

As leituras do 2º ano trazem clássicos como: ‘Marília de Dirceu e Cartas Chilenas’, de Tomás Antônio Gonzaga. Duas obras do autor do Arcadismo em um único volume. O outro livro que faz parte do conteúdo programático da 2ª série é ‘Mensagem’, de Fernando Pessoa. O livro é estruturado em poemas que se refere a Portugal e sua história, mas principalmente à alma portuguesa. A última obra solicitada no 2º ano é ‘Olhinhos de gato’, de Cecília Meireles. A autora, através de suas memórias, fala de sua infância no Rio de Janeiro.

Os quatro últimos livros que constam no conteúdo do 3º ano são: ‘Capitães de areia’, de Jorge Amado, que apresenta o leitor um grupo de menores abandonados e marginalizados, que apavoram Salvador. O líder do grupo, Pedro Bala, é uma espécie de pai para os meninos e meninas do bando. O livro de Gizelda Morais, ‘À procura de Jane’, também, faz parte do edital. Nele a autora faz uma homenagem a Miguel de Cervantes.

As duas últimas obras são: ‘Fejão de Cego’, de Vladimir Souza, que traz contos sergipanos, que representam diversas histórias, com diversos mundos e costumes, abordando temas universais e regionais e ‘A estrela sobe’, de Marques Rebelo, que traz o cenário carioca e o mundo das estrelas do rádio da década de 30 para perto do leitor.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais