Lentes: riscos de infecção nos olhos aumentam no verão

Mau uso das lentes de contato no verão podem causar infecções (Fotos: Portal Infonet)

A chegada do verão também traz riscos para aqueles que usam lentes de contato. É que nessa época, as pessoas abandonam alguns cuidados, deixando o caminho livre para as bactérias e infecções. Veja como manter a saúde dos olhos, acompanhando as dicas da oftalmologista Lusa Reis para o Verão Infonet.

“Os casos de infecções nos olhos crescem um pouco no verão porque é uma época que as pessoas estão de férias. Elas perdem um pouco da rotina e acabam diminuindo os cuidados com a higienização das lentes, com a retirada delas em horário correto e com uso nos ambientes de praias e piscina, onde estão mais expostas ao sol, poeira e areia, o que aumenta a chance de infecção”, explica.

É por causa do risco de infecção nos olhos que os oftalmologistas são contra o uso das lentes de contato na hora de ir à praia e piscina. “É totalmente contraindicado e se acontecer de a pessoa ir a esses ambientes, a gente orienta a descartar, porque a lente pode ser um meio de crescimento de bactérias”, ressalta Lusa Reis.

Dra. Lusa Reis fala dos cuidados para manter a saúde dos olhos

A oftalmologista ainda lista os cuidados fundamentais. “O ideal é que a pessoa não deixe de retirar a lente no horário que ela está habituada. A gente aconselha que use no máximo oito horas por dia e que não durma com ela. Já na hora de se maquiar, o certo é colocar as lentes antes de iniciar o processo e retirar antes de fazer de remover a maquiagem. A pessoa também deve usar produtos específicos para a limpeza da lente e trocar o líquido do estojo diariamente. Água e soro nunca devem ser usados”, detalha.

Os primeiros sinais de que há algo errado com as lentes de contato são a sensação de desconforto e a vermelhidão nos olhos. “Há uma sensação de corpo estranho, o olho fica vermelho e a depender dos sintomas, podem ocorrer infecções na córnea ou na conjuntiva. Essas alterações podem evoluir para uma úlcera córnea, que é tratável, mas a depender do grau, pode deixar sequelas”, alerta.

Quem usa lentes, segundo a oftalmologista, não deve abandonar o uso dos óculos. “O usuário de lente de contato não deve deixar ter o óculos. Tem que ter os dois, pois a lente não é um substituto do óculos. É um auxílio e uma opção para não usá-lo em alguma situações, finaliza.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais