![]() |
||||
(Fotos: Jeane Aguiar)
|
O Li e Recomendo dessa semana traz o livro Mozart O Gênio que não era da Lâmpada da escritora Jeane Aguiar. Entrevistada pelo Portal Infonet a escritora conta os detalhes sobre o livro e enfatiza que teve fortes razões para escrever a história de Mozart o gênio da música.
“A primeira é que sou fascinada por personagens históricos. Inclusive no momento da escolha do curso universitário, vacilei entre Letras e o curso de História, mas o amor pela arte de escrever soou mais alto. Hoje acredito que fiz a escolha correta, pois sou realizada profissionalmente. Escrever é a minha fonte de existência, minha maior satisfação, meu maior prazer”, conta Jeane.
A escritora demostra a paixão pelo gênio da música. “A segunda razão é que, também, sou apaixonada por música clássica e dentre os grandes nomes deste estilo de música, Mozart sempre foi o grande ídolo. Como dialogo com as artes visuais, a medida que escrevo, mentalmente, vou criando imagens das personagens, do cenário e dos objetos. Traço breves descrições físicas e psicológicas das personagens até elas ganharem identidade própria”, compartilha.
Jeane Aguiar explica que durante o processo criativo, escreveu e reescreveu o texto várias vezes. “Corto os excessos, complemento, reviso, peço sugestões a autores mais experientes. Essa narrativa levou quase nove anos para ser concluída e passou pelo olhar crítico de dois grandes autores – Nye Ribeiro, editora, jornalista, escritora de literatura infantojuvenil e Hermínio Sargentim, renomado autor de livros didáticos de Língua Portuguesa, gramáticas e dicionários”, fala a escritora que ficou satisfeita com o resultado da obra.
“Fiquei muito satisfeita com o resultado criativo do André Ceolin (ilustrador). Ele conseguiu com excelência tornar o livro lúdico, colorido, mas com um toque de romantismo que o texto exige. Assim como eu, penso que o leitor infantil ou adulto ficará encantado em conhecer não apenas a trajetória de vida do gênio da música, bem como transitar entre detalhes, curiosidades e particularidades vivenciadas por Mozart, sua família e outros grandes nomes da música erudita”, diz.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B