Li e Recomendo – O Povo Brasileiro

Christian diz que ficou impressionado com a riqueza dos argumentos
Quem dá a dica literária do ‘Li e Recomendo’ dessa semana é o professor Christian Lindberg, professor em filosofia, Mestre em Educação e leciona a disciplina Filosofia na Faculdade Tobias Barreto. 

“li este livro já tem algum tempo. Fiquei impressionado com a riqueza dos argumentos e a densidade intelectual do autor. Após a leitura da obra, fiquei com a impressão também que a maravilha promovida pela união de três povos – índios, negros e portugueses – redundaria na formação de um novo povo, o povo brasileiro, com as peculiaridades e a riqueza cultural que só nós temos. Este é um daqueles livros que nos faz compreender mais e melhor a força de nossa nação”, diz o professor Christian.

Livro: O povo brasileiro

Autor: Darcy Ribeiro

Ano: 1995

Editora: Companhia das Letras

Clique aqui e adquira o livro na livraria Cultura
Sinopse: Por que o Brasil ainda não deu certo? Quando chegou ao exílio no Uruguai, em abril de 1964, Darcy Ribeiro queria responder a essa pergunta na forma de um livro-painel sobre a formação do povo brasileiro e sobre as configurações que ele foi tomando ao longo dos séculos. A resposta veio com este livro. Trata-se de uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos. Uma nova Roma, lavada em sangue negro e sangue índio, destinada a criar uma esplêndida civilização, mestiça e tropical, mais alegre, porque mais sofrida, e melhor, porque assentada na mais bela província da Terra.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais