‘Li e recomendo…’ – Os espanhóis em Sergipe Del Rey

Dica é do jornalista Mateus Correia
A seção ‘Li e Recomendo…’ do portal Infonet traz esta semana a dica de leitura do jornalista da Escola Superior da Magistratura de Sergipe (Esmese),  Mateus Correia. Ele recomenda o livroOs espanhóis em Sergipe Del Rey’.

 

“É um formidável mergulho em nossa identidade cultural: aspectos históricos, religiosos, lingüísticos, geográficos e antropológicos são revelados de maneira simples e didática em uma única obra. A interdisciplinaridade do livro revela sua versatilidade”, afirma Mateus.

 

Ele conta que a obra de Robervan Barbosa de Santana proporciona uma leitura light “que nos mostra que os nomes das cidades, as padroeiras, a forma de falar e as manifestações folclóricas de alguns municípios estão diretamente ligadas à colonização espanhola”, conta.

 

Nosso famoso ‘oxente’, os ‘entonces’, o ‘derribar o leitche’, o ‘barrer com a bassoura’ do povo do interior, expressões ainda motivo de chacota por parte de alguns desavisados, tornam-se, segundo o jornalista, “nobres” no livro do sergipano Robervan Barbosa de Santana.

 

 

 

Livro

Obra: Os espanhóis em Sergipe Del Rey

Autor: Robervan Barbosa de Santana
Editora: Info Graphics

Ano: 2008
Sinopse:
Quem nunca ouviu alguém falar Oxente!, Vixe Maria!, cerrar a porta, entonce, fazer uma pregunta, derribar o leitche, estar aperreado, é oitcho ou oitchenta, em riba, sobaco, barrer com a bassoura etc? ¿Quem nunca ouviu alguém chamar uma pessoa loira de galego ou galega? ¿Quem não conhece a Virgem Guadalupe, Divina Pastora ou Santa Teresa d’Ávila? ¿Quem não tem um amigo ou conhecido de sobrenome Menezes, Aragão, Ávila, Sanches ou Lopes? e, por fim, ¿O que os espanhóis têm a ver com essas indagações?

O período de domínio espanhol no Brasil durou 60 anos (1580-1640) e, isso pode ter deixado algumas marcas ainda despercebidas entre nós.

Os resultados encontrados neste livro apontam para os possíveis resquícios da cultura espanhola mesclada à lusitana no Brasil, especialmente em Sergipe. ¿Conhecemo-las?

 

O livro é uma produção independente resultado de uma pesquisa que durou sete anos. Tem projeto gráfico e a diagramação é de Marcos Fraga, capa e contra capa do artista plástico Leonardo Alencar.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais