No filme, Friedrich Nietzsche foi vivido pelo ator Armand Assante (Foto: reprodução/Youtube) |
O Li e Recomendo desta semana traz o livro “Quando Nietzsche Chorou”, de autoria do psicoterapeuta e professor Irvin D. Yalom. A dica foi dada ao Portal Infonet pelo empresário Adriano dos Santos.
De acordo com o empresário, o livro aborda os dilemas que as pessoas vivem para encontrar o seu verdadeiro eu. “O livro mostra o lado emocional de Nietzsche. O autor sugere que ele teve um encontro com Freud, mas o que me chama atenção é que o livro prende o leitor e você fica lendo sem parar, além de mostrar que Nietzsche teve sentimentos”, opina.
O clássico, inclusive, virou filme que foi lançado em 2007. As cenas tratam de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante) e o médico Josef Breuer (Bem Cross), professor de Sigmund Freud (Jamie Elman).
Capa do livro (Foto: divulgação) |
Obra: Quando Nietzsche Chorou
Autor: Irvin D. Yalom
Sinopse: Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, está prestes a se deparar com um grande desafio: tratar o filósofo Friedrich Nietzsche, atormentado por uma crise existencial e por uma depressão suicida. Mentor de Freud, Breuer, entretanto, vive também um momento de angústia, obcecado pelas fantasias sexuais com Anna O., jovem que tratou com seu novo método terapêutico.
O encontro destes dois homens extraordinários resulta numa profunda amizade, aqui recriada pela imaginação poderosa de Irvin D. Yalom, conhecido psiquiatra e escritor renomado. Tomando como pano de fundo a Viena do final do século XIX, ele constrói um romance apaixonante, em que realidade e ficção se misturam, assim como a literatura, a filosofia e a psicanálise.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B