Nesta quinta-feira, 11, será realizado a partir das 18h, no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória, sessão de autógrafos do livro “Entre o fato e a lei: representação, justiça e gênero no crime de estupro”, de autoria da socióloga Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa e publicado pela Editora Ex-Libris.
A prática de estupro na cidade de Aracaju foi o objeto de estudo de Patrícia que é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente é assessora da Secretaria da Educação do Município de Aracaju. A autora tem se dedicado, desde 2001, a estudar os crimes sexuais e outras práticas de violência contra a mulher.
A análise
A pesquisadora visitou um universo pouco conhecido pela maior parte da sociedade, demonstrando as ocorrências do estupro sob a perspectiva de ser este um crime praticado predominantemente por pessoas conhecidas das vítimas, e, o que é mais grave, em boa parte dos casos no âmbito das relações familiares. Nas suas análises, a autora demonstra que, certamente, a natureza familiar do crime de estupro é uma das razões que envolvem esse tipo de prática sob uma névoa que, muitas vezes, desfoca o rosto dos seus autores, transferindo a responsabilidade pelo delito para as vítimas.
O livro da socióloga analisa também o longo processo de formação da consciência individual e coletiva, aliado à luta de grupos feministas, intensificada no século XX, em busca do reconhecimento da mulher como pessoa de direito.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B