Livro analisa os crimes de estupro em Aracaju

Nesta quinta-feira, 11, será realizado a partir das 18h, no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória, sessão de autógrafos  do livro “Entre o fato e a lei: representação, justiça e gênero no crime de estupro”, de autoria da socióloga Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa e publicado pela Editora Ex-Libris.

A prática de estupro na cidade de Aracaju foi o objeto de estudo de Patrícia que é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente é assessora da Secretaria da Educação do Município de Aracaju.  A autora tem se dedicado, desde 2001, a estudar os crimes sexuais e outras práticas de violência contra a mulher.

A análise

A pesquisadora visitou um universo pouco conhecido pela maior parte da sociedade, demonstrando as ocorrências do estupro sob a perspectiva de ser este um crime praticado predominantemente por pessoas conhecidas das vítimas, e, o que é mais grave, em boa parte dos casos no âmbito das relações familiares. Nas suas análises, a autora demonstra que, certamente, a natureza familiar do crime de estupro é uma das razões que envolvem esse tipo de prática sob uma névoa que, muitas vezes, desfoca o rosto dos seus autores, transferindo a responsabilidade pelo delito para as vítimas.

O livro da socióloga analisa também o longo processo de formação da consciência individual e coletiva, aliado à luta de grupos feministas, intensificada no século XX, em busca do reconhecimento da mulher como pessoa de direito.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais