Lúcio Prado tomará posse na Academia Sergipana de Letras

O médico e escritor Lúcio Antônio Prado Dias assume a Cadeira 36 da Academia Sergipana de Letras (Foto: divulgação)

O médico e escritor Lúcio Antônio Prado Dias assume na segunda-feira, 22, a Cadeira 36 da Academia Sergipana de Letras. A solenidade de posse acontece a partir das 20h, no auditório da Sociedade Semear, na rua Leonardo Leite, nº 148, bairro São José.

Lúcio Antônio assume a Cadeira 36, sucedendo o escritor e professor Acrísio Torres, falecido ano passado. A cadeira tem o professor Brício Cardoso como patrono e como fundador o desembargador Hunald Santaflor Cardoso.

A saudação ao novel acadêmico será feita pelo ex-senador da República e acadêmico, Francisco Guimarães Rollemberg.

Prado atualmente preside a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional Sergipe e é Secretário Geral da Federação Brasileira de Academias de Medicina.

Biografia

Lúcio Antônio Prado Dias nasceu em 11 de agosto de 1954, em Aracaju, filho do jornalista Antônio Conde Dias e Dona Natália Prado Dias e irmão dos médicos Marcos Aurélio Prado Dias e Magali Dias de Carvalho. Formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe em 1978. Especializou-se em gastroenterologia e clínica geral. Fez pós-graduação em medicina do trabalho em 1996 e gestão empresarial em 2000, pela Fundação Getúlio Vargas.

Presidiu a Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE) por dois mandatos. Ocupou cargos de destaque e foi vice-presidente na Associação Médica Brasileira (AMB). Em 1998, assumiu a vice-presidência da Unimed Sergipe e em 2004 foi eleito Diretor de Negócios Corporativos, permanecendo no cargo até 2008.

Curador do Museu Médico de Sergipe. Membro da Associação Sergipana de Imprensa e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, fundador e editor do boletim (PR) ESCREVER, atualmente mantém “blog” no portal Infonet onde escreve regularmente sobre temas ligados à saúde, principalmente nos aspectos relacionados à preservação da memória médica.

Membro fundador e terceiro presidente da Academia Sergipana de Medicina. Na Academia Sergipana de Letras ocupa a Cadeira 36. Atualmente é Secretário Geral da Academia Sergipana de Medicina, Secretário Geral da Federação Brasileira de Academias de Medicina, presidente da Sobrames Sergipe (2014/2016) e vice-presidente da Sobrames nacional (2016/2018). Casado com a médica Cristina Maria Garcia Dias, tem três filhos e três netos.

Lúcio Antônio Prado Dias é autor de obra fundamental para a história da Medicina de nosso Estado – o Dicionário Biográfico de Médicos de Sergipe – publicado em 2010, em associação com os acadêmicos Antônio Samarone e Petrônio Andrade Gomes.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais