Mapa Cultural pretende dar visibilidade aos artistas

Os agentes culturais puderam fazer seus cadastros (Fotos: Portal Infonet)

Personalidades da cultura estiveram no lançamento.

Fábio Sampaio acredita que o mapa facilitará na pesquisa pelos agentes culturais. 

Um evento realizado na tarde desta terça-feira, 17, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, marcou o lançamento do Mapa Cultural do Estado de Sergipe. O mapa que é um espaço virtual interativo onde a comunidade pode utilizar tanto como agente, cadastrando suas atividades, como para buscar informações, é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e visa integrar e dar visibilidade para projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, o Mapa Cultural vem num momento oportuno para o cenário da cultura sergipana. “Ele vai trazer informações importantíssimas para a população e para os artistas. Isso é uma ferramenta formidável e moderna onde as pessoas poderão acessar todo o conteúdo cultural através da internet”, explica.

O Superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Irineu Fontes, explica que a plataforma será importante tanto para os gestores públicos, quanto para os agentes culturais. “Com o cadastro na plataforma nós saberemos onde as políticas serão aplicadas”, declara.

Segundo Irineu, a plataforma também será importante na medida que divulgará a cultura sergipana para outros estados. “Toda a informação que é cadastrada no nosso mapa, é de imediato jogada para o mapa nacional, então a informação pode ser acessada no mundo inteiro”, destaca.

Agentes culturais

Durante o evento, os artistas puderam fazer seus cadastros na plataforma. Para o artista visual Crec Leão, a plataforma é prática. “É fácil de ser acessada. Espero que isso norteie a cena cultural do nosso estado”, pensa.

O também artista plástico Fábio Sampaio acredita que o mapa facilitará na pesquisa pelos agentes culturais. “O mapa vem para agrupar em um só lugar as atrações culturais do nosso estado. É a tecnologia a serviço da nossa arte”, acredita.

A plataforma já está disponível pelo endereço www.mapas.cultura.se.gov.br e pode ser acessada gratuitamente.

por Yago de Andrade e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais