Marcelo Ribeiro lança Cartas Abertas

0
O livro será lançado nesta quinta-feira, 25

Nesta quinta-feira, 25, o escritor Marcelo da Silva Ribeiro, lançará o livro ‘Cabral, Mário – Cartas Abertas’. O evento ocorrerá ás 20h na Unicred, localizada na avenida Francisco Porto, 45, em frente ao estacionamento de um hipermercado, ao lado da Caixa Econômica Federal.

Em entrevista ao Portal Infonet, o escritor diz que Mário Cabral foi o maior cronista da nossa cidade. “Seu livro Roteiro de Aracaju é um clássico, declaração de amor à capital. Insuperável. O que por ele tem feito a cidade, não me cansa repetir, muito deixa a desejar. Tive a honra de tê-lo como amigo. A distância (desde 1955 morava ele em Salvador) não foi impedimento. Apesar da diferença de idades, muito tínhamos em comum; por ele desenvolvi um amor filial. Trocávamos correspondência, durante razoável e gratificante tempo, semanal”, conta Marcelo Ribeiro.

O escritor salienta as qualidades de Mário Cabral. “Um intelectual admirável, polivalente, versátil, consciente do seu valor, mas com a humildade bíblica de ouvir iniciantes. Romancista, poeta, filósofo, historiador, crítico literário, ensaísta, jornalista. Um nome de respeito, como cidadão e como homem das Letras. Sincero, humano e humanista. Um dócil amigo, atento e atencioso, delicado, suave, paciente. Alguém que sempre soube existir”, fala.

Sobre o livro, Marcelo Ribeiro enfatiza que surgiu a partir da troca de correspondência. “Exponho sua natureza, tento desvesti-lo da imagem sisuda, seca, imperturbável. Ao contrário, um confessado emotivo "as lágrimas me vêm fáceis aos olhos cansados. Louvado na Bahia, nunca permitiu arrefecer o saudosismo que o fazia dia e noite suspirar pela sua pequenina Aracaju, impregnada, em sua alma artística, como "poesia, nesga de céu, trecho de canção, pedaço de infância, farrapo de eternidade"”, reconhece.

Por Kátia Susanna

Comentários