Lançada oficialmente em todo o território nacional, a Campanha do Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, dia do aniversário do Almirante Joaquim Marques Lisboa – o Marquês de Tamandaré -, Patrono da Marinha e herói da Pátria, promete envolver a sociedade em ações que se estenderão por todo o mês. Nada mais justo para coroar um ano de 2023 marcado pelo envolvimento da Força com todos os brasileiros, de leste a oeste, de norte a sul.
Aos números impressionantes das inúmeras vidas salvas nas águas da Amazônia Azul (19 até 24 de novembro), somam-se as ações interagências, com a apreensão de entorpecentes e o impacto na logística do tráfico de drogas e armas (cerca de 14 mil toneladas até 17 de novembro deste ano), milhares de cestas básicas entregues às vítimas das secas e das enchentes, dezenas de operações de combate a incêndios nos biomas brasileiros, além de campanhas de doação de sangue, ações cívico-sociais, promoção da assistência hospitalar e tantas outras.
A campanha do Dia do Marinheiro fortalece a confiança que a sociedade sempre depositou na Marinha. O vídeo da campanha, ao som de Adriana Calcanhoto, foi lançado neste domingo (3), durante a solenidade de troca da Bandeira Nacional, em Brasília (DF).
Eventos em Aracaju
Em Aracaju (SE), a Capitania dos Portos de Sergipe realizará diversos eventos alusivos à data.
– Apoio ao Projeto Estrelas do Mar
14 de dezembro (quinta-feira), das 7h às 12h
Evento em apoio aos PCD para interação com o mar, na Croa do Goré
– Cerimônia do Dia do Marinheiro e entrega das Comendas de Amigos da Marinha
15 de dezembro (sexta-feira), às 17h
-Orla do Atalaia (Estátua de Tamandaré)
Visitação pública ao Farol de Sergipe
16 de dezembro (sábado), das 10h ao pôr do sol
Haverá exposição do Clube de Antigomobilismo da Farolândia
-Almirante Tamandaré
O Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, é o Patrono da Marinha do Brasil. Toda a sua vida foi dedicada a ela, em um período importante da História do País. Desde muito jovem, participou ativamente da formação do Brasil, destacando-se por seus feitos notáveis.
Seu batismo de fogo foi na guerra de Independência do Brasil na Bahia, nas águas da Baía de Todos-os-Santos. Foi parte importante de uma geração de marinheiros, guerreiros e estadistas a quem devemos nossa maior herança: um grande País, rico em recursos naturais, Pátria de uma nação unida por uma cultura e idioma.
Fonte: Ascom/Marinha do Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B