Mário Luna: “Fotografar para mim é expressar uma maneira de ver”

Mário Luna
Apesar de ter nascido na Bahia, na cidade de Irecê, o fotógrafo Mário Luna é um aracajuano de coração. Tanto que seu interesse em retratar a realidade da capital sergipana vai lhe render uma participação na 9ª edição do Cantinho da Arte Unimed, que será aberta na próxima segunda-feira, 4, às 18h, na Sempre Unimed – Rua Dom Bosco, 499, bairro Cirurgia. Além de promover pintura, literatura e música, o evento conta com a exposição, pela primeira vez, das fotografias de Mário sobre o mercado municipal, que, segundo ele, possui uma luz única. Sua mostra, intitulada ‘Retalhos de Aracaju’, vai retratar o cotidiano do mercado de forma particular. O olhar de Mário tem como objetivo ressaltar nuances sensíveis, nunca exploradas antes.

Seu interesse de Mário Luna por fotografia nasceu por conta de sua madrasta, a também fotógrafa Marisa Viana, que sempre o incentivou a fotografar. Mário é graduado em cursos de fotografia pelo Senac/SP e já trabalhou em coberturas fotográficas como as da Semana de Moda do Shopping Iguatemi e do Festival de Verão do Aeroclube, ambas em Salvador. Atualmente, ele trabalha como fotógrafo na Universidade Tiradentes (Unit). Mário bateu um papo exclusivo com o Portal Infonet sobre sua vida e sobre o seu trabalho, e você confere agora:

 

Portal Infonet – Como você conheceu a fotografia?

Mário Luna – Olha, a fotografia eu conheci desde pequeno. Mas, profissionalmente, eu conheci com minha madrasta, em Salvador, em 1997.

 

Infonet – Por que você decidiu se tornar fotógrafo?

ML – Por paixão!

 

Infonet – Para você, o que é fotografar?

ML – Fotografar para mim é expressar uma maneira de ver, de sentir as coisas que eu vejo, a maneira diferente de olhar.

 

Infonet – Você vai expor agora dia 4. Qual o tema dessa exposição?

ML – O tema são detalhes do Mercado de Aracaju, que é um mercado que tem uma iluminação, pelo que eu conheço, só no Brasil tem. Isso torna a maneira de fotografar muito gostosa.

 

Infonet – Por que você escolheu esse tema?

ML – Quando houve o convite da Unimed, resolvi escolher as fotos do mercado para a exposição. Na verdade, ela é uma mostra do cotidiano de Aracaju.

 

Infonet – Esse tema tem a ver com sua escolha de vir morar em Aracaju?

ML – Em parte, sim.

 

Infonet – Por que, então, você veio morar em Aracaju?

ML – Em busca de paz, de tranqüilidade, de coisas novas.

 

Infonet – O que você gosta de fotografar?

ML – Eu gosto muito de fazer objetos, retrato, publicidade em geral.

 

Infonet – Quais foram seus trabalhos anteriores?

ML – Já tive trabalhos como carnaval e festivais de verão. Exposição mesmo é a primeira que eu estou participando.

 

Infonet – E quais seus projetos para o futuro?

ML – Montar uma exposição só de Aracaju. Um olhar diferente da cidade, com fotos que as pessoas não tenham feito ainda. Por enquanto, só isso.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais