Maruim comemora neste sábado aniversário de 158 anos

Momento em que as bandeiras eram hasteadas (Foto: T. Dantas)

Maruim está completando hoje, (05), 158 anos de emancipação política. Para comemorar o aniversário da cidade, a programação começou cedo neste sábado às 5h, com alvorada festiva. Às 8h, foi realizada a solenidade de Hasteamento das Bandeiras, no Pavilhão municipal, com a participação da banda filarmônica Euterpe Maruinense. Desde a última terça-feira, (1º), foram realizadas atividades culturais, esportivas e de lazer. Se apresentaram durante esses dias, grupos de dança, grupos folclóricos e bandas bem conhecidas do público sergipano. A programação festiva segue até amanhã, (6).

De acordo com relatos de historiadores, Sergipe nasceu em Maruim. Recentemente a bióloga e historiadora Maria Lúcia Marques Cruz e Silva, filha da cidade, expôs achados históricos do município. São milhares de peças e documentos que revelam o apogeu e a decadência do Empório de Sergipe.

O primeiro povoamento nasceu no encontro dos rios Sergipe e Ganhamoroba. Aos arredores do Porto das Redes (antiga Alfândega de Sergipe), surge Mombaça. Mas os ataques dos mosquitos obrigaram os poucos habitantes a se mudar dali.
O português Manoel Rodrigues de Figueiredo permite que as pessoas fugidas do Mombaça construam suas casas dentro de suas terras, no Engenho Maruim de Baixo. Outro português, José Pinto de Carvalho, construiu um grande armazém (trapiche) para negociar com o ouro da terra, que era o açúcar nas terras de Manoel Rodrigues.

Depois de desavenças entre José Pinto e Manoel, Maruim passa a ser dependente de Santo Amaro e depois de Rosário do Catete. As brigas terminaram na chamada Revolução de Santo Amaro. As confusões só acabaram em 1835, quando o governador da Província, Manoel Ribeiro da Silva Lisboa, transformou Maruim em uma vila e no ano seguinte ela virou cidade. Para a história oficial, o fundador de Maruim foi José Pinto de Carvalho. Foi ele quem governou a recém-criada Vila de Maruim, e quem empossou o primeiro prefeito, Luís Barbosa Madureira.

Programação

Sábado – 05/05
Igreja Matriz de Maruim
17h – Missa Festiva

Praça da Matriz
20h – Retreta com a Filarmônica Euterpe Maruinense
20h30 – Show Pirotécnico

Praça de Eventos
21h – Os Morenos
23h – Beto e Sare
01h – Xexeu (Ex Timbalada)
03h – Samfonada

Domingo – 06/05

19h – Leketchê
21h – Maysa Reis
23h – Cavaleiros do Forró
01h – Postura Intima

Fonte: Ascom Prefeitura

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais