Membros Recriando participam de encontro do projeto “Juventude em Ação” na África

No período de 25 a 31 de julho acontecerá o terceiro encontro do projeto 'Juventude em Ação', financiado pela União Europeia e desenvolvido pela Organização Não Governamental italiana Eurogems. Com o tema “batendo nas portas de diferentes culturas: novas abordagens ao intercâmbio juvenil”, o projeto pretende desenvolver novas metodologias mediante o uso da arte e da cultura para favorecer a inclusão social de jovens e a promoção da cidadania através da troca de experiências que levam em consideração o jovem como agente de transformação social. Além do Brasil, que é representado por Sergipe através do Instituto Recriando, participam instituições da Argentina, Espanha, Itália e Tanzânia que irão se encontrar na cidade de Same, na Tanzânia, para discutir e trocar experiências sobre metodologias e projetos direcionados para a inclusão social da juventude dos países envolvidos no projeto.

No próximo dia 23, sexta-feira, três membros da equipe do Instituto Recriando embarcam para a cidade onde acontecerá o encontro. Lá, as três brasileiras irão se reunir com membros das ONGs Kilimanjaro Hope Organization, que representa a Tanzânia no projeto, a Agenda Global Século 21, que estará no encontro em nome da população jovem da Argentina, a Eurogems, representando a juventude da Itália e o Governo da Galícia, que responderá pela juventude da Espanha. A proposta é promover intercâmbio de experiências sobre a execução de ações que visem minimizar as dificuldades sociais enfrentadas pela juventude de baixa renda destas nações.

Nesta terceira e última etapa do projeto, o eixo central de debates será em torno da situação de pobreza de cada um dos países participantes. Na programação, está incluída a realização do Fórum Internacional, que terá como tema “A pobreza em nossos países: como encarar, combater – criando oportunidades para a juventude”. Durante a conferência serão apresentados dados relativos às condições sociais de cada país, como educação, saúde, saneamento básico e moradia.

Além do Fórum, a programação também conta com visitas monitoradas a instituições locais que realizam projetos voltados para a população jovem e um workshop onde serão discutidos temas como a importância da configuração de uma cidadania mundial, onde as fronteiras não sejam impedimentos para a realização de ações de cooperação e também debates sobre direitos humanos e formas de combater o racismo e o preconceito. A socialização destes dados tem o objetivo de encontrar um eixo comum de ação e estreitar laços entre as instituições de modo que seja possível traçar um panorama sobre a realidade mundial e, deste modo, planejar e executar ações em conjunto.

A escolha das organizações integrantes do projeto foi feita levando em consideração a atuação das entidades em seus respectivos países e um dos objetivos da União Européia, que é fortalecer os laços entre Europa e África, bem como entre a Europa e a América Latina. A articulação entre os participantes também tem como objetivo identificar possíveis parcerias para a realização de ações em cooperação entre estas instituições.

A programação também conta com atividades lúdicas e momentos de interação nos quais cada país apresentará as especificidades culturais disseminadas por meio de diversos artigos que vão desde as comidas típicas, a música e a fotografia, buscando retratar as belezas naturais e a diversidade cultural de cada um dos países envolvidos.

Encontros anteriores – Além do encontro a ser realizado na Tanzânia já foram realizados dois outros momentos de interação presencial do projeto: O primeiro ocorreu em Santiago de Compostela, na Espanha, onde foram discutidos temas como inclusão social e desenvolvimento sustentável. O segundo foi realizado em Aracaju, e teve como principal objetivo discutir a relação entre cultura e juventude, além de debater formas de se superar as desigualdades sociais através de políticas públicas e ações que utilizem a cultura como instrumento de inclusão.

Fonte: Instituto Recriando

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais