‘Menino de Ouro’ é destaque no Li e Recomendo

Quem deu a dica ao Portal Infonet foi o estudante do curso de Letras, Bruhno Rocha (Foto: arquivo pessoal)

O livro ‘Menino de Ouro’, de autoria de Abigail Tarttelin, é o novo destaque da série de reportagens ‘Li e Recomendo’. As matérias, que trazem dicas de leitura, são baseadas na opinião dos internautas. Desta vez, quem deu a dica ao Portal Infonet foi o estudante do curso de Letras Português – Inglês, Bruhno Rocha.

De acordo com Bruhno, a obra retrata a história de Max, o garoto perfeito. “Ele é bonito, popular, inteligente, capitão do time de futebol e amado por todos. Só que Max tem um segredo, ele é diferente de todos aqueles que o admiram. Max é intersexual, ele não é menino nem menina, e ao mesmo tempo é os dois. Ele nasceu com uma genitália ambígua. Mas mesmo com esse "problema" Max vivia uma vida perfeita, até que um algo inesperado, inimaginável e horrível acontece e sua vida e da sua família perfeita vai mudar drasticamente”, detalha.

Bruhno conta ainda que o livro é escrito em primeira pessoa e narrado por seis personagens. “Max,  Karen e Steve, os pais; Daniel, o irmão caçula, mas que tem uma inteligência e percepção incríveis; Archie, a nova médica de Max; e Sylvie, uma amiga do colégio por quem Max está interessado. Dividido em três partes e em cada uma delas acontece alguma coisa inesperada que vai mudar todo o rumo da história”.

Bruhno não lembra como tomou conhecimento do livro, mas conta que a sinopse chamou sua atenção. “Eu lembro que quando li a sinopse e dizia: "Max tem um grande segredo" fiquei bastante curioso. Comprei, li e tive umas das melhores leituras da minha vida.  O que mais me surpreendeu foi a intersexualidade e as questões de gênero serem planos de fundo. Colocar esses assuntos em pauta é bastante importante”, destaca.

O livro ‘Menino de Ouro é de autoria de Abigail Tarttelin (Foto: Mari Del Chico/www.livrosepessoas.com)

Descrição

A família de Max não permitiria nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído. Karen, a mãe, é uma advogada renomada, determinada a manter a fachada de boa mãe, esposa e profissional. Steve, o pai, é o exemplo do chefe de família presente em sua comunidade, favorito a um importante cargo público. O ponto fora da curva é Daniel, o caçula, que, para os padrões da família Walker, é “estranho”: não é carinhoso, inteligente ou perfeito como Max. Melhor aluno da escola, capitão do time de futebol, atlético, simpático, sucesso entre as garotas: Max, o primogênito, é o menino de ouro.

Ninguém poderia dizer que sua vida não é perfeitamente normal. Ninguém poderia dizer que Max esconde um segredo. Ele é diferente, especial. Max é intersexual: nasceu com os dois conjuntos de cromossomos, XX e XY e, portanto, é menino e menina. Ou nenhum dos dois.

É a partir do olhar de cada pessoa que orbita a vida de Max que a autora Abigail Tarttelin compõe a sua narrativa em Menino de Ouro. Cada uma das personagens esboça seu dia a dia, suas inseguranças e conquistas, e, principalmente, seu relacionamento com Max. Apesar da dimensão de seu segredo, Max parece à vontade com sua vida. Seus questionamentos sobre sexo, relacionamentos e até sobre rejeição são tantos quanto um adolescente de 15 anos poderia ter. O cenário muda drasticamente quando Hunter, seu melhor amigo desde a infância, volta do passado e abusa de sua confiança da pior maneira que poderia.

No romance, Abigail Tarttelin trata de forma sensível, mas direta, as questões da identidade e do que consideramos “ser normal”. A autora traz à tona questionamentos sobre até que ponto o gênero sexual define uma pessoa e suas relações, por dentro e por fora.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais