
Estão abertas, de 26 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026, as inscrições para o Mercado EGBÉ, iniciativa inédita que marca a entrada de Sergipe no circuito nacional de mercados audiovisuais. O Mercado acontece presencialmente em Aracaju, entre 8 e 10 de abril de 2026, e integra a programação da 9ª EGBÉ – Mostra de Cinema Negro.
Voltado a projetos liderados por pessoas negras, o Mercado EGBÉ se estrutura como um espaço de articulação entre criação, circulação e mercado audiovisual. A iniciativa contempla projetos de curtas-metragens, longas-metragens e séries, em diferentes estágios, do desenvolvimento a obras finalizadas, e promove o encontro direto entre realizadores e players do setor, como empresas, plataformas e profissionais estratégicos, por meio de rodadas de negócios, sessões de pitching e consultorias especializadas.
Criado a partir do amadurecimento institucional da EGBÉ ao longo de quase uma década, o Mercado consolida um novo eixo de atuação da Mostra e representa um passo importante no fortalecimento das condições de desenvolvimento e circulação do audiovisual negro em Sergipe e no Nordeste. A ação é pioneira no estado ao instituir um ambiente formal de mercado, ampliando as possibilidades de parcerias e inserção de projetos na economia criativa.
“O Mercado EGBÉ surge da necessidade de criar caminhos concretos para que projetos de realizadores negros não fiquem restritos à etapa da criação, mas avancem em direção à produção, circulação e sustentabilidade”, afirma Luciana Oliveira, diretora geral e artística da EGBÉ. Segundo João Brazil, produtor executivo da EGBÉ, “criar esse ambiente em Sergipe também é uma forma de afirmar o território como parte ativa do mercado audiovisual brasileiro”.
Podem se inscrever produtoras audiovisuais independentes com CNPJ (inclusive MEI), de qualquer região do país, desde que o projeto seja liderado por uma pessoa negra. Cada empresa pode inscrever até dois projetos, e a participação é gratuita. Os projetos selecionados passam por um processo prévio de consultorias online, coletivas e individuais, voltadas ao aprimoramento das propostas antes dos encontros presenciais. Durante o Mercado, participam de reuniões agendadas com players, com duração de até 20 minutos, além de sessões de pitching destinadas a parte dos selecionados.
O Mercado EGBÉ é estruturado com a consultoria da produtora Cláudia Gonçalves, profissional com atuação consolidada em ações de mercado e laboratórios internacionais, com passagem por espaços como o Marché du Film, no Festival de Cannes, além de iniciativas ligadas aos festivais de Rotterdam e do Rio.
Nesta primeira edição, o Mercado amplia seu alcance por meio de parcerias institucionais, com destaque para o Projeto Paradiso, no âmbito do programa Paradiso Multiplica, além de colaborações com Firelight Media, Fecomércio e Vem de Sergipe. Mais informações, regulamento completo e formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial da EGBÉ: www.egbecinemanegro.com.br.
Serviço
Mercado EGBÉ
Inscrições: 26 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026
Evento presencial: 8 a 10 de abril de 2026, em Aracaju
Inscrições e regulamento: www.egbecinemanegro.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
