MinC realiza oficina sobre o Prêmio Culturas Populares

As inscrições para o edital estão abertas até 28 de agosto

O auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória se transformou num espaço voltado ao fortalecimento das culturas populares na tarde da última quarta-feira, 16. O Ministério da Cultura (MinC) promoveu uma oficina para esclarecer possíveis dúvidas sobre o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros aos artistas e estudiosos da cultura. Este edital visa fortalecer as expressões culturais populares de cada estado do país.

Este edital foi o primeiro de cultura popular lançado pelo Ministério da Cultura desde 2012 e é o maior em número de premiações. Os candidatos poderão se inscrever para participar do edital até 28 de agosto, on-line ou por via postal. Entre os critérios avaliados para obter a premiação estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

O representante do MinC, Dann Lacerda, ressaltou a importância da participação de todos os grupos de cultura popular. “Este edital vai premiar vários grupos. Quadrilhas, Afoxé, Maracatu, Xilogravura, Grupos de dança e teatro, Bumba meu boi entre outros. A gente espera que o número de inscrições supere as nossas expectativas”, disse.

Rodrigo Teles é mestrando em Administração e pretende inscrever seu projeto no Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes que irá contar a biografia do movimento ciranda alternativa do município de Santo Amaro das Brotas. “Essa oficina foi importante para que a gente corrigisse o que deve ser corrigido e melhorarmos o que pode ser melhorado em nossos projetos. Recebemos bons esclarecimentos e já me sinto habilitado a participar do prêmio”, salientou.

Sobre o Prêmio

Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram.

Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições, prorrogadas até 28 de agosto, poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição on-line, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb.

Fonte e foto: Secretaria de Estado da Cultura 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais