Ministro lança Rede Olhar Brasil em Aracaju

Público lota o Centro de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros
O Centro de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, sediou ontem, 12, a solenidade de assinatura de instalação da Rede Olhar Brasil, com a participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Sena.

O Projeto prevê a cessão de equipamentos (de iluminação, captação de som e imagem, edição não-linear e finalização) por parte do Ministério da Cultura aos membros da Rede, além de suporte logístico através do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da Secretaria do Audiovisual e da Cinemateca Brasileira.

Participaram do ato vários representantes da cultura nacional, principalmente de Estados vizinhos. Com a implantação do Olhar Brasil, serão disponibilizados recursos para a implementação do plano de formação e aprimoramentos profissional e artístico dos selecionados.

Em contrapartida, cada parceiro escolhido custeará os recursos necessários para a estruturação material, humana e financeira dos Núcleos de Produção Digital. Em Sergipe, a selecionada foi a Prefeitura Municipal de Aracaju, representada no evento pelo prefeito Edvaldo Nogueira, PCdoB. De acordo com o secretário de Audiovisual, Orlando Sena, a escolha de Aracaju para o lançamento do Projeto está ligada à regionalização de recursos do Ministério.

Autoridades sergipanas e representantes da cultura compõem a mesa na solenidade
“Os pontos foram escolhidos pela qualidade dos projetos apresentados e pela necessidade de cada região em ampliar a formação e difusão culturais”, disse. Logo depois das declarações do secretário, foi a vez de o prefeito Edvaldo Nogueira dar as boas-vindas ao ministro e convidados e destacar as ações de Gilberto Gil no Ministério.

“Gilberto Gil fez uma revolução no país, com o Tropicalismo. Hoje, ele faz uma revolução na cultura, buscando pela primeira vez um projeto cultural que atinge as raízes do país, permitindo a montagem de equipamentos que estimulem a produção cultural, o intercâmbio, universalizando a cultura de cada região”, declarou.

Os 11 projetos selecionados deverão criar possibilidades de fomento à cultura em Sergipe, Goiás, Paraná, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Piauí, Pará, Alagoas, Acre e Paraíba. “A escolha de Sergipe para a instalação do Olhar Brasil não foi por acaso. O Estado tem uma posição geográfica, estratégica, e apesar do pequeno território e densidade demográfica, engloba várias raças e culturas. Sergipe precisa ter acesso a essas novas dimensões”, declarou o ministro Gilberto Gil.

Ele disse ainda que os novos centros, que vão do Pará ao Paraná, proporcionarão meios para contribuir com a produção audiovisual. “São novas formas para desenvolver a economia, novas tecnologias e colocar Sergipe no mapa cultural do Brasil”, comentou.

Gilberto Gil se disse satisfeito com a assinatura da parceria em Sergipe, e aproveitou para anunciar que outras possibilidades virão em breve para o Estado, com a colaboração do Ministério da Cultura. O ministro assistiu ainda à apresentação de grupos locais, como os Lateiros Curupira, e a um vídeo da sergipana Gabriela Caldas.

Por Andreza Azevedo

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais