Mirante recebe artesãos da exposição Maré Lança

Mirante da 13 de Julho recebe artesãos da exposição Maré Lança (Foto: divulgação)

O Mirante da 13 de Julho, unidade da Funcaju, recebeu no início desta semana a visita de oito artesãos, que fazem parte do projeto Tainha de Turismo de Base Comunitária. Acompanhados da coordenadora do projeto, a bióloga Thatiana Carvalho, os artesãos que vieram de Ponta dos Mangues, localizado na cidade de Pacatuba, aproveitaram a visita à capital para ver de perto a mostra de sua autoria, intitulada "Maré Lança", que significa momento de fartura de peixes no mar. A exposição segue até a próxima sexta-feira, 05.

Segundo Thatiana, a exposição retrata o cotidiano do pequeno povoado, que há cerca de três anos ganhou notoriedade através do projeto Tainha. "A ideia era desenvolver na comunidade um trabalho de conscientização ambiental, onde pudéssemos potencializar os atrativos turísticos de forma sustentável. A proposta deu tão certo que além da inserção do turismo sustentável, identificamos diversos artistas", falou.

Pela primeira vez expondo em Aracaju, o grupo trouxe para o público o resultado das oficinas realizadas na comunidade. Peças em xilogravura, serigrafia, pinturas em tela, fotografias, camisetas, biojoias e demais peças artesanais feitas com conchas. Genison Pinto, que participa do projeto desde o início, se emocionou ao ver seus quadros expostos em um lugar tão importante. "Ver nosso trabalho exposto aqui, num cartão postal tão famoso da capital, nos faz pensar que todo o sacrifício valeu a pena" disse o artesão, que se descobriu artista plástico.

Conhecendo Sergipe

A exposição Maré Lança, faz parte do projeto ‘Conhecendo Sergipe', que é desenvolvido pelo Mirante da 13 de Julho. De acordo com a coordenadora da unidade, Christine Hillmann, o intuito do projeto é oportunizar aos demais municípios sergipanos a divulgação de trabalhos culturais. Além do projeto, o Mirante está aberto para diversos tipos de exposições, a exemplo de mostras fotográficas e artes plásticas.

A exposição Maré Lança mostra também como é realizado o trabalho do turismo de Base Comunitária, que tem como principal atrativo o modo de vida da comunidade, seus valores, sua história e a forma que esta interage com os recursos naturais.

O Mirante da 13 de Julho está aberto de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais