

Centenas de fiéis católicos se reuniram no fim da tarde desta quinta-feira, 18, na rua Propriá, local onde funciona provisoriamente a Catedral Metropolitana de Aracaju, para participar da tradicional Missa de Lava Pés, que foi presidida pelo Padre Antônio Peixoto. O ritual marca o início da celebração do Tríduo Pascal, que é o conjunto de três dias que relembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Para a missionária Leila Amaral, o Tríduo Pascal revive o amor de Deus para a humanidade. “Nesta missa, relembramos o mistério do amor de Deus para nós. É nesse mistério, que o senhor se abaixa e se aniquila por nós. Neste momento, Jesus se coloca como servo da humanidade e não como aquele que está na glória”, opina.

O advogado Jerônimo Peixoto, que todos os anos acompanha a Missa de Lava Pés ao lado da esposa, Simone Rodrigues, conta que a missa é a oportunidade de reviver a instituição da Eucaristia. “A ceia pascal, que para os judeus era sinônimo de libertação na época em que eram escravos no egito, ganhou uma nova significação quando Jesus reuniu seus apóstolos e pegou do pão e vinho, dizendo ‘isso será meu sangue derramado por vós para remissão dos pecados’. A partir daí, nós cristãos adoramos a Eucaristia como sinal da presença viva de Jesus entre nós”.

As celebrações seguem durante o fim de semana. Nesta sexta-feira, 19, 9h, acontecem as confissões. A partir das 15h, acontece a Celebração da Paixão do Senhor e às 19h, o Sermão das Sete Palavras e Procissão do Senhor Morto. No sábado, 20, a partir das 19h, acontece a Celebração da Vigília Pascal a procissão do Ressuscitado. No domingo, 21, as missas de Páscoa acontecem às 8h, 10h30, 16h30 e 19h30.
por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B