![]() |
(Foto: Divulgação) |
Nesta terça-feira, 21, o Shopping Jardins lança a exposição “4X4”, do estilista Altair Santo. Integrando moda, arte, arquitetura e design, a mostra reúne croquis premiados ao longo de seus 10 anos de trajetória na moda. Para apresentar ao público um panorama de sua obra, o estilista sergipano convidou a arquiteta Cristiana Cardoso, o designer Fábio Pinho e a artista plástica Ana Carolina Vieira de Menezes. Juntos, eles conceberam a exposição de aura híbrida, que brinda o público com um fantástico passeio por estes quatro universos que têm no belo a maior inspiração. Quatro por quatro permanece na Praça de Eventos do Shopping Jardins até o dia 3 de junho.
Além de apresentar a arte de Altair Santo ao grande público, “4X4” convida você a interagir e mostrar aos amigos o seu bom gosto. Em um totem com tela sensível ao toque, instalado na Praça de Eventos, o cliente poderá criar produções com peças da coleção Outono Inverno 2013 das lojas do Shopping Jardins. As imagens com os looks serão compartilhadas na Fan Page oficial do Shopping Jardins no Facebook. Depois é só marcar o amigo ou amiga que tem tudo a ver com a produção criada por você. O autor do melhor look será agraciado por um vestido assinado pelo estilista Altair Santo. A apuração acontecerá no dia 03 de junho. Confira regulamento no local do evento e revele você também o seu talento para a moda!
A exposição
Serão apresentados no Shopping Jardins 20 croquis e 10 peças criadas para TV, cinema, teatro e moda, além de fotos, arquivos de jornais e revistas nacionais e internacionais, compondo dessa forma a trajetória do estilista. O projeto de ambiente da exposição foi concebido pela arquiteta Cristiana Cardoso, a artista plástica Ana Carolina e o designer Fabio Pinho.
“A ideia é mostrar que a moda brasileira vem de todos os cantos e agora tem um ponto de encontro. Esta exposição desloca as fronteiras, sempre tão rígidas, que separam arte, moda e artesanato. Não se trata de deixá-las indiferenciadas, mas de evidenciar o quanto seus processos criativos se alimentam nesta contaminação, potencializando suas especificidades e sua origem comum: o desejo da beleza e o apreço decorativo”, explica Altair Santo.
Altair Santo Moda
Formado pela Faculdade Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil- Cetiqt (RJ), estagiou na empresa Guess U.S.E, trabalhou na Phytoervas Fashion/ SP. Fez figurinos para o filme “Orquestra dos Meninos”, a minissérie “Mad Maria”(TV Globo), a novela “Cheias de Charme” (TV Globo), a Cubos Companhia de Dança (Sergipe) e as cantoras Patrícia Polayne e Maysa Reis. Foi consultor no Projeto PROMOS da Câmara de Comércio de Milão/ BID Banco Interamericano de Desenvolvimento e Sebrae na área de desenvolvimento de coleções.
Desfilou suas criações no evento INNOVAMODA/ Centro Cultural de São Paulo. Participou de exposição referente aos 120 anos do bondinho do Corcovado em homenagem ao cartunista J. Carlos (Rio de Janeiro) e de exposição no salão do prêt-à-porter de Paris. Ministrou oficinas de moda na Universidade Tiradentes. A convite do Ministério da Cultura, representou Sergipe no 1º Seminário de Cultura de Moda. Participou da 1ª edição do Pense Moda/SP. Foi vice campeão no concurso Estilista Revelação do programa TV XUXA (TV Globo 2011).
Recentemente expôs seus trabalhos na Galeria Jenner Augusto na sociedade Semear com o titulo 'Sensations'. A exposição retrata um pouco da trajetória do artista ao longo de 10 anos de premiações.
Ana Carolina Vieira de Menezes – Artes
A artista plástica aracajuana Ana Carolina Vieira Menezes, 34 anos, começou desde cedo a aprender o ofício no ateliê da avó materna Ivone de Menezes Vieira, pintora e artesã. Foi sua avó quem recebeu a primeira escultura da artista, feita com barro da terra do seu quintal, quando ela ainda era uma criança.
Hoje, muito mais madura no campo das artes visuais, Ana Carolina tem aperfeiçoado seus conhecimentos. Formou-se em Turismo, especializou-se em Artes Visuais, estudou cerâmica, escultura e xilogravura. A consolidação da sua carreira como artista plástica veio com a participação em diversas exposições individuais e coletivas, das quais se destacam: “Cantinho Cultural”, na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Aracaju, em setembro de 2007; Exposição individual denominada “Sentimento do tempo- escultura”, em 2007, no Espaço Cultural Djenal Queiroz, na Assembleia Legislativa de Sergipe; Exposição coletiva “Tribus Visuais”, emnovembro de 2005, na Galeria Jenner Augusto (Aracaju-SE); Exposição coletiva “Petrobras Fertilizando o Brasil”, no Hall do Edifício Sede da Petrobras, em 2008 (Rio de Janeiro-RJ) e Exposição no Museu de xilogravura (Campos do Jordão- SP), em agosto de 2009.
Retoma em 2012 aos cursos de Cerâmica no Ateliê Matéria Prima e no Ateliê do Barro, quando, fascinada pelas máscaras, passa a ter neste elemento seu foco principal de trabalho. No mesmo período, passou também estudar e a ter nas rendas sergipanas, sobretudo a renda irlandesa, a renascença e o crochê, o principal ponto de inspiração para suas obras, chegando a utilizar como referência peças de renda que já estão em sua família como uma espécie de herança.
Em 2013, a convite do amigo e premiado estilista sergipano Altair Santo, participa de sua exposição “4X4”, para a qual produziu 10 máscaras de argila adornadas de renda e inspiradas nas tradições sergipanas. As obras compõem os manequins das peças de Altair e elevam os tradicionais “mostruários de roupa” a status de obras de arte.
Fábio Pinho – Design
Um sergipano nato, Fábio Pinho é designer gráfico graduado pela UNIT, atuante há 11 anos no mercado e responsável pelas mais belas marcas, identidades visuais ecampanhas de design promocional do Estado. Admirador e pesquisador da cultura sergipana, é um apaixonado pela renda irlandesa: temática abordada no ambiente no qual foi homenageado na Mostra Aracaju 2012 (Lounge do Designer) da arquiteta Ana Stela Duarte.
O traço de Fábio Pinho, já é reconhecido e identificado prontamente em seus projetos espalhados pela cidade. Ele assina a identidade de várias lojas, eventos e campanhas publicitárias, como: Léa Paim acessórios, Arlivre, Aracaju Fashion Square, Banho e Metal, Patio, Maria Clara Home, Le Vanille dentre outras. Os projetos de Fábio Pinho passeiam também pela moda, as duas ultimas edições do Aracaju Fashion Square, maior evento de moda do estado, tiveram sua assinatura na identidade visual e na cenografia.
Fábio é uma das melhores expressões do que o dom e o talento podem realizar, um profissional exemplar que busca através de seu traço, a simplicidade na expressão estética, pontos que estarão presentes na exposição 4×4, do amigo Altair Santo.
Cristina Cardoso – Arquitetura
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes (2000). Pós Graduada em Design Estratégico pelo IED – INSTITUTO EUROPEU DE DESIGN (2004) em Aracaju – SE. Pós Graduada em Projetos Luminotécnicos pela Universidade Castelo Branco (2007) em Aracaju – SE. ARQUIADE TIRADENTES – ANO 2000, COM ESPECIALIZAÇÃO EM PROJETOS UOTÉCNICOS. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo desde 2000, trabalhando como autônoma em Sergipe e Alagoas, desenvolvendo Projetos nas áreas de Arquitetura e Interiores nos segmentos Comercial, Corporativo e Residencial. Participa de Mostras de Decoração na cidade nos últimos 13 anos, incluindo todas as edições da Mostra Aracaju, Vitrines de lojas especializadas, Mostras de Decoração temáticas nos shoppings de Aracaju. Projetos publicados em Revistas especializadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B