Moderação é o segredo para manter a dieta nos festejos

Dieta: comidas típicas são permitidas, mas sem excessos (Foto: arquivo Portal Infonet)

Pamonha, canjica, bolo de milho, mungunzá, pé de moleque…essas e outras delícias fazem do período junino uma das melhores épocas do ano. E ao contrário do que muita gente pensa, as comidas típicas são saudáveis e podem ser apreciadas por aqueles que mantêm uma dieta saudável. Comer essas iguarias é permitido, mas sem excessos. Quem dá essas e outras orientações é a nutricionista Marcela Mori. Confira!

Marcela explica que não há restrição para o consumo destes alimentos e que o correto mesmo é não cometer excessos. “O importante é não fazer abuso de quantidade. Bolo de milho, mugunzá e canjica são maravilhosos e a gente não precisa deixar de comer, mas é preciso cuidado com a quantidade de consumo. É preciso estabelecer um dia livre. Na semana do São João, por exemplo, a pessoa pode respeitar uma alimentação equilibrada e somente no dia 24 consumir as comidas típicas, comer e beber sem culpa, e no outro dia voltar à sua dieta. Não precisa passar o mês todo comendo esses alimentos”, aconselha.

Nutricionista Marcela Mori explica como manter a forma

A nutricionista explica que outra alternativa é substituir ou trocar algum ingrediente na hora de preparar estes alimentos. “Existem várias formas de fazer estas substituições. A pessoa pode, por exemplo, substituir o leite integral pelo desnatado ou trocar o açúcar cristal pelo demerara, que possui mais nutrientes”, explica.

O álcool, segundo a nutricionista, não é um bom parceiro para quem quer manter a dieta balanceada. “O brasileiro tem o hábito de em qualquer momento festivo exagerar na bebida alcoólica. O alcool associado a esses carboidratos potencializa o índice glicêmico e o aumento do peso”, explica.

Para não sair da dieta balanceada, manter as atividades físicas e caprichar na hidratação também são cuidados essenciais. “As pessoas devem se hidratar mais, muita gente deixa de ingerir a água de forma correta. A atividade física também é importante porque esses alimentos são a base de milho, o que potencializa o aumento de peso", finaliza.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais