
Com a 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão chegando, a expectativa só aumenta e, para receber todo o público com conforto, segurança e com a magnitude que o Fasc merece, a Prefeitura de São Cristóvão já iniciou a montagem dos palcos. Serão 11 espaços multiculturais que funcionarão a todo vapor entre os dias 20 e 23 de novembro, com apresentações de música, teatro, literatura, cinema, cortejos tradicionais, artes visuais e outras vertentes, em que artistas sergipanos e nacionais encantarão o público na maior edição já promovida do festival.
O palco João Bebe Água, primeiro a ser montado na Praça São Francisco, receberá nomes como Olodum, Gaby Amarantos, Pabllo Vittar, João Gomes, Seu Jorge, Marcelo D2, Saulo Fernandes, Maysa Reis e outros nomes marcantes em todo Brasil. Já no palco Santa Cecília, localizado no Largo do Carmo, a animação será por conta de Karol Conká, Chico Chico, Cidade Dormitório, Dead Fish, Ana Frango Elétrico e mais.
Segundo a presidenta da Fundação de Patrimônio e Cultura João Bebe Água (Fumpac), Paola Santana, a montagem da estrutura dos palcos no Centro Histórico de São Cristóvão exige um planejamento diferenciado em relação a outros eventos da cidade, já que o local é um patrimônio tombado pelo IPHAN e requer cuidados específicos.
“O planejamento da montagem começa ainda no primeiro semestre, logo após iniciarmos a confirmação das atrações musicais. A partir daí, trabalhamos em conjunto com a equipe técnica para avaliar o que pode ser executado, sempre levando em conta as particularidades do Centro Histórico e o respeito à preservação do patrimônio”, destacou Paola.
Lauro Francis, diretor de Eventos da Fumpac, também pontuou que as estruturas acompanharão a ampliação da programação, o que vai além dos palcos e engloba mais inclusão e segurança. “Uma novidade importante é a ampliação da acessibilidade: este ano, o festival contará com vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência (PCD), rotas adaptadas e dois estacionamentos reservados, um próximo ao palco João Bebe Água e outro próximo ao palco Frei Santa Cecília”, explicou.
O espaço FASC Sustentável é outra novidade no evento, uma iniciativa inédita voltada à conscientização ambiental e à valorização das práticas sustentáveis. Essa ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). “Estamos em um momento decisivo da pré-produção e trabalhando intensamente para garantir que o festival aconteça da melhor forma possível”, completou Lauro.
Além dos palcos musicais, o Fasc 2025 contará com uma programação distribuída em diversos espaços da cidade, como o Samba na Bica, que terá atrações diárias no Parque Natural Aloísio Fontes dos Santos (Bica dos Pintos), e o Salão de Literatura Manoel Ferreira, na Escola Municipal Gina Franco, com debates sobre temas como antirracismo, ancestralidade e liberdade, reunindo nomes como Elisama Santos, Xico Sá e a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia.
Já o Palco Mariano Antônio, no Largo da Matriz, receberá espetáculos de teatro e dança, enquanto os tradicionais cortejos culturais animarão as tardes do festival. O Cine Trianon, no Cine Theatro Elic, exibirá produções sergipanas e nacionais, e a Galeria Vesta Viana apresentará exposições e intervenções artísticas após sua recente requalificação.
Sobre o Fasc
Realizado desde a década de 1970, o Festival de Artes de São Cristóvão consolidou-se como um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do Nordeste, reunindo artistas de diferentes regiões do país em uma ampla programação que ocupa 11 espaços da cidade. Após ter sido interrompido em 2005, o festival voltou a acontecer em 2017, resgatando sua essência original e reafirmando São Cristóvão como um importante centro de produção e difusão cultural do Brasil.
Com atividades distribuídas entre o Centro Histórico e os bairros, o Fasc promove uma verdadeira celebração das artes, com apresentações de música, teatro, dança, literatura, cinema, artes visuais e muito mais, valorizando a diversidade cultural e o patrimônio da quarta cidade mais antiga do país. Em 2025, o evento chega à sua 40ª edição, marcada como a maior e mais abrangente de sua história.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, o Fasc é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fumpac e do Encontro Sancristovense de Cultura Popular e Outras Artes (Escoa), em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). A edição deste ano conta ainda com o patrocínio da CELI e o apoio da SE – Sistema Engenharia.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão
